Homilia – “Tu és o Cristo de Deus… O Filho do Homem deve sofrer muito”. Lc 9, 18-24

Homilia – “Tu és o Cristo de Deus… O Filho do Homem deve sofrer muito”. Lc 9, 18-24

Homilia – “Tu és o Cristo de Deus… O Filho do Homem deve sofrer muito”. Lc 9, 18-24

Jesus apresenta uma questão aos discípulos a respeito de sua identidade. As multidões ainda não haviam compreendido o tipo de messianismo que ele apresentava; um Messias-servidor. Eles esperavam um Messias glorioso e poderoso, as autoridades estavam desconfiadas e descrentes e não fizeram a devida identificação.

Para Jesus, não bastou aquilo que os outros disseram! Ele vai ao coração dos discípulos e provoca uma decisão. A resposta de Pedro, em nome do grupo – o Messias de Deus – revela o que Jesus é e o que Ele faz: é o Mestre, profeta e a presença libertadora de Deus no meio do povo.

Messianismo

Para não ficar nenhuma dúvida a respeito do seu messianismo, Jesus assume a realização do projeto do Reino de Deus. Mostra que não é um Messias conquistador e triunfalista como muitos pensavam e desejavam. Mas sim, o Messias-servidor que traz a Lei do Amor; a exigência da justiça que garante a paz e a partilha; estabelece relações fraternas; e apresenta o perdão e a misericórdia que acolhe. Vai revelar um destino trágico: a Cruz. Seu sofrimento e sua morte não são desejos masoquistas, mas uma consequência de sua fidelidade à vontade do Pai, que abrirá as portas para um novo tempo de graça é salvação.

Professor Empreendedor 4.0: inove e lucre
Professor Empreendedor 40 inove e lucre

O discípulo é convidado a entrar na dinâmica do serviço a Deus e aos irmãos. Abrindo mão dos seus projetos pessoais e assumindo o projeto de Deus que ocupará o centro de suas preocupações. Proclamando a Palavra e construindo novas relações: mais justas, humanas e fraternas. Sendo livre e solidário, compreenderá melhor o sentido da cruz, na força do amor, ficando mais claro que perder é ganhar.

Rezemos: Senhor, quero aprender a amar, servir e que morrer no amor é ganhar. Quero ser livre para me colocar a serviço do Reino.

O Senhor nos abençoe e guarde.