Homilia – “Tomem cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes”. Mc 8, 14-21

Homilia – “Tomem cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes”. Mc 8, 14-21

Homilia – “Tomem cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes”. Mc 8, 14-21

Tiago lembrou que somos tentados devido a nossos pecados. E que fomos gerados pela Palavra da verdade, a fim de sermos livres e perfeitos. Deus sempre quer o nosso bem, mas o pecado reina entre nós. Por isso o alerta de Jesus: tomem cuidado para não pecar.

Os discípulos estão apegados a ideologia do acúmulo das coisas para ter segurança, e têm dificuldades de dar um passo para reconhecer e acolher a novidade de Jesus. Atento às más influências, Jesus vai lembrar: “Atenção! Cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes”.

Dentro do movimento farisaico havia a tendência ao legalismo e à intransigência no trato com as pessoas. Mas, quando tratava de si, eram menos rigorosos, mais tolerantes, à custa de distorcer a Lei sem nenhum escrúpulo. O resultado era a hipocrisia, insuportável para Jesus.

Quaresma 2026

O “fermento de Herodes”

O “fermento de Herodes”, por sua vez, traduzia-se pela tentação de ser violento e prepotente, sem nenhum respeito pelos demais. Era o abuso de autoridade.

Esse é o alerta de Jesus. Os discípulos o acompanhavam por toda parte e veem as obras grandiosas que realiza. Não obstante o privilégio de estarem sempre ao lado dele, os discípulos ficam na superficialidade dos seus ensinamentos; “tem o coração endurecido”, como o dos fariseus.

E Jesus os repreende: “Vocês têm olhos e não enxergam, tem ouvidos e não escutam?”. O desafio é deixar o fermento do Reino: a fraternidade, o perdão e o respeito e a valorização do outro, atuar no coração, banindo a mal, a hipocrisia e a prepotência.

No barco os discípulos têm apenas um pão. Este Pão é Jesus e sua mensagem, mas ainda não perceberam que não lhes falta mais nada, eles têm tudo!

Rezemos

Senhor, que o fermento da hipocrisia e da violência jamais contamine o meu coração. Que o meu agir carregue a marca da verdade e misericórdia.

O Senhor nos abençoe e guarde.