Homilia – “Todos odiarão vocês, por causa do meu nome”. Lc 21, 12-19
Homilia – “Todos odiarão vocês, por causa do meu nome”. Lc 21, 12-19
Os poderosos e arrogantes do mundo, que usam do poder para humilhar os pequenos não subsistirão. Aquelas palavras que foram escritas nas paredes do palácio real foi um alerta: toda opressão e idolatria serão destruídas. A Igreja desde o seu início sofreu várias formas de perseguição. Lembramos de muitos cristãos que continuam sendo perseguidos, ainda hoje em muitos lugares.
Como explicar os sofrimentos e as tribulações na vida dos discípulos, se eles estão a serviço do bem, dedicados a proclamar o amor e a reconciliação? Porque pessoas mansas e pacificas atraem tanto ódio?
A presença do Reino instiga as forças contrárias do antirreino. A verdade denuncia o erro e a mentira. A justiça desmascara a maldade e a opressão. O amor torna patente o egoísmo e a falta de solidariedade. Cada virtude põe às claras o seu oposto. E o conflito se torna inevitável e a hostilidade só aumenta.

Nem um só fio de cabelo
A perseverança se torna um imperativo para os discípulos. O medo se supera com a fé, na certeza da proteção do Pai: “Nem um só fio de cabelo cairá da cabeça de vocês”. Ele dará assistência do Espírito Santo, dará palavras acertadas para se defenderem por causa de Jesus.
O livro do Atos dos Apóstolos comprova a veracidade desse ensinamento de Jesus. A reviravolta provocada pela implantação do Reino de Deus. É o testemunho e a perseverança na tribulação.
Os discípulos de Jesus sofrem acusações dos chefes, a traição dos familiares e ódio de muitos. Estevão se tornou o primeiro mártir, foi apedrejado. Tiago, o bispo de Jerusalém foi degolado. Muitas tribulações atormentaram, Pedro, Paulo, Silas e outros missionários. O importante é permanecer fiel no seguimento a Jesus e no compromisso com o Reino.
Rezemos: Senhor, diante das tribulações, reaviva em nosso coração a fé e a perseverança para sempre enfrentar o mal. Que o amor vença, pois nossa vida está em nas mãos de Deus.
O Senhor nos abençoe e guarde.

