Homilia – “Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares… contou uma parábola… todo aquele que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado”. Lc 14, 1.7-11
Evangelho de Lc 14, 1.7-11
Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam.
Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola:
“Quando tu fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu, e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer: ‘Dá o lugar a ele’. Então tu ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar.
Mas, quando tu fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: ‘Amigo, vem mais para cima’. E isto vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados. Porque quem se eleva, será humilhado quem se humilha, será elevado”.
Homilia – “Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares… contou uma parábola… todo aquele que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado”. Lc 14, 1.7-11
Os primeiros lugares
Uma festa é momento de fraternidade e gratuidade. As vezes se transforma numa disputa pelo prestigio, em detrimento dos demais. Há quem se julgue superior, demonstrando vaidade e revelando um desvio de conduta: o desejo de ser melhor que os outros.
A vaidade e o orgulho no centro da homilia
Jesus ensina que devemos evitar a lógica do primeiro lugar: “Entre vocês não seja assim”. Dá uma lição de humildade e denuncia o orgulho. A vaidade e o orgulho são rejeitados por Ele.
Todo aquele que se exalta será humilhado
Por educação, prudência e humildade, convém ocupar o último lugar. Demonstrando gratuidade e receptividade aos irmãos, jamais autossuficiência. Jesus lembra que no Reino de Deus, o maior é o servidor de todos, o lugar de honra é o último. É onde os papeis são invertidos: quem se humilha será elevado!
Oferecer o primeiro lugar
Francisco de Assis, o homem do Evangelho, dizia que o irmão é sempre maior, é sempre melhor do que nós. É com alegria que oferecemos a ele o primeiro lugar. O Reino de Deus é festa, mas uma festa marcada pela gratuidade, humildade e fraternidade que se expressa no serviço aos mais frágeis e carentes.
Rezemos
Senhor, livra-nos da vaidade e do orgulho; nos ajude a percorrer o caminho da humildade, amando e servindo na alegria.
O Senhor nos abençoe e guarde.