HOMILIA – “Atenção! Tenham cuidado com qualquer tipo de ganância. Porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a sua vida não depende de seus bens”. Lc 12, 13-21
HOMILIA – Tenham cuidado com qualquer tipo de ganância
29ª. SEMANA T. COMUM – SEGUNDA FEIRA
“Atenção! Tenham cuidado com qualquer tipo de ganância. Porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a sua vida não depende de seus bens”. Lc 12, 13-21
Buscar o necessário para viver com dignidade é do agrado de Deus. É santo o compromisso com o trabalho, a honestidade, a criatividade. A tentação é colocar nossa confiança nos bens e reduzir nossa vida ao objetivo de ter sempre mais. A ganância é coisa doentia.
A parábola denuncia o egoísmo de quem pensa em acumular sem qualquer disposição de partilhar. Tudo na vida daquele homem girou em torno do seu próprio “eu”: meus celeiros, meu trigo, meus bens. Faltou perguntar sobre o sentido do seu projeto de vida.
O acumulo e a absolutização dos bens, se tornam raiz de muitos males que afligem o mundo. A miséria é fruto da exploração que acumulo nas mãos de alguns provoca.
Muitos vivem como se os bens acumulados fossem seu absoluto. O amor devido a Deus é dedicado ao que conseguiram acumular. Relativizam e se fecham diante do amor a Deus e ao próximo.
Devemos estar atentos para não sucumbir diante da tolice da ganância. A parábola ensina que a vida não consiste na abundância de bens.
A riqueza não o ajudou na apresentação diante de Deus. Devemos ter sabedoria para escolher as ações com valor de eternidade como a solidariedade, a partilha, a misericórdia, atitudes que não podemos renunciar.
Rezemos: Senhor, livra-me da ganância, da ambição e da avareza. Quero compreender a importância da solidariedade e da partilha.
O Senhor nos abençoe e guarde.
CALENDÁRIO LITÚRGICO
[MEC id=”398126″]