Homilia | “Sua mãe guardava todas estas coisas no coração” | Lc 2, 41-51 – FESTA DO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA – 08/06/2024
“Sua mãe guardava no coração todas estas coisas”. Lc 2, 41-51
Em Maria, o coração (centro de sua vida interior) corresponde ao lugar onde se realiza o encontro de Deus com ela. Ouvir e obedecer são os verbos principais em sua vida. Santo Agostinho afirmava que Maria “concebeu o Verbo de Deus antes no seu coração e depois na carne”. Essa intuição favoreceu o desenvolvimento e uma devoção especial ao Coração de Maria.
São João Eudes, em 1643, impulsionou essa devoção, e em 1942, durante a segunda Guerra Mundial, o Papa Pio XII consagrou a Igreja e a humanidade ao Coração Imaculado de Maria. E dois anos depois a festa foi estendida a toda Igreja Latina.
No Coração de Maria estão todos os acontecimentos da vida de Jesus, que nele ela guardava e os meditava, como lembra São Lucas no seu Evangelho. Assim foi no anuncio do Anjo; na concepção pelo Espirito Santo; no nascimento em Belém; na fuga para o Egito; quando o encontraram no templo, entre os doutores da Lei; e na hora da cruz, quando Jesus morre entregando sua vida por nós, onde fez a experiência da perda e da espera.
Maria não desiste e procura o sentido em Deus até encontrar. Ensina a sofrer, crer e guardar a Palavra de Deus no coração para encontrar a felicidade. Jamais afastou-se do projeto divino. É a Senhora da esperança e do amor. Não é possível encontrar Maria, e não encontrar Jesus. Nem descobrir Jesus, sem saber que no coração da mãe somos acolhidos como filhos.
Rezemos: Senhor, pedimos para que o nosso coração seja semelhante ao seu, inspirado na pureza e fidelidade do Coração Imaculado de Maria, a sua Mãe. E que ela cuide de nós, agora e na hora de nossa morte. Amém.
O Senhor nos abençoe e guarde. (Mons. JLF)
Mais conteúdo
No coração das nossas pregações, encontra-se uma profunda dedicação a explorar e compartilhar reflexões inspiradoras sobre as Escrituras, a fim de atender tanto a fiéis quanto a líderes religiosos que buscam aprofundar sua fé e prática. Primeiramente, o site se destaca por sua abordagem única, oferecendo pregações ricas que, sem dúvida, tocam o coração e o espírito de quem as lê.
Telegram
Certamente, a jornada espiritual é enriquecida quando compartilhada, e é com essa premissa que convidamos você a se unir ao nosso canal do Telegram, Liturgia Católica. Primeiramente, ao inscrever-se, você não apenas ganha acesso a uma fonte inesgotável de inspiração diária, mas também se torna parte de uma comunidade vibrante que visa crescer e evoluir na fé.
Youtube
Com efeito, ao adentrarmos no vasto universo da fé, encontramos não apenas desafios, mas também inúmeras fontes de inspiração e aprendizado. Nesse sentido, convidamos você, com grande entusiasmo, a visitar e explorar o nosso canal no YouTube, Liturgia Católica. Primeiramente, é importante destacar que, ao se inscrever em nosso canal, você não só terá acesso a um conteúdo profundamente enriquecedor, mas também se juntará a uma comunidade dedicada à reflexão e ao crescimento espiritual.
Nosso perfil é um convite aberto para explorar a riqueza da fé católica mediante imagens que falam ao coração, reflexões que desafiam o espírito e orações que unem a comunidade, ademais, é uma oportunidade única de conectar-se com uma rede de fiéis engajados em viver e compartilhar o evangelho de maneira autêntica e transformadora.
Aplicativos Android
Ao instalar nossos aplicativos, certamente você terá ao alcance das mãos recursos valiosos que promovem a reflexão, o aprendizado e a oração diária, facilitando o acesso a uma vasta gama de conteúdos inspiradores que falam diretamente ao coração e à alma. Além disso, nossos aplicativos são projetados para serem espaços de acolhimento e partilha, onde cada usuário é convidado a explorar a profundidade da fé católica em seu próprio ritmo e de maneira interativa.