Homilia | Sou eu. Não tenham medo | Jo 6, 16-21

Homilia | “… viram Jesus andando sobre o mar… disse: “Sou eu. Não tenham medo”. Jo 6, 16-21

 

 

 

 

Homilia | “... viram Jesus andando sobre o mar... disse: “Sou eu. Não tenham medo”. Jo 6, 16-21
Homilia | “… viram Jesus andando sobre o mar… disse: “Sou eu. Não tenham medo”. Jo 6, 16-21

Homilia | Sou eu. Não tenham medo | Jo 6, 16-21

 

O breve texto mostra as dificuldades que as primeiras comunidades tiveram para reconhecer Jesus Ressuscitado. Ele não nos abandona. Vem ao nosso encontro.

 

Os discípulos são desafiados a entrarem no barco e buscarem um outro caminho: o outro lado da margem. Eles vão fazer a travessia sozinhos e ali vão enfrentar as forças do mal, a escuridão da noite, o vento, as ondas, o medo, a insegurança; sentem o abandono e a tristeza

 

Os discípulos se assustam quando vem Jesus andando sobre o mar. Andar sobre o mar significa ter o domínio do mal, simbolizado pelo mar, mas Ele vai tranquiliza-los, se aproxima e diz: Sou Eu, não temam! Ele nos dá coragem diante dos ventos contrários. Ele é o Senhor, o Filho de Deus!

 

Jesus jamais abandona os seus, principalmente quando passamos por momentos de medo e desafios na missão. Lembremos que suas palavras são encorajadoras e apontam para a confiança, Ele é sempre solidário e protetor. 

 

O reconhecimento da presença do Ressuscitado nos momentos de tribulação, exige de todos nós uma grande dose de fé. Diante dos reveses, o caminho da fé torna-se exigente para caminhar sem se deixar intimidar. (JLF)

 

 

Rezemos

 

Deus Pai Misericordioso e Compassivo,

 

Nós Vos agradecemos pelo exemplo de fé e coragem que encontramos na história dos discípulos em sua travessia, enfrentando as dificuldades e desafios da vida. Nós Vos agradecemos por Jesus Ressuscitado, que nos assegura de Sua presença constante e de Seu amor que jamais nos abandona.

 

Peço-Vos, Senhor, que aumenteis a nossa fé e nos concedais a graça de confiarmos sempre em Vós, mesmo nos momentos de tempestade, escuridão e medo. Que possamos ouvir Vossa voz encorajadora e encontrar força e coragem para enfrentar os ventos contrários em nossas vidas.

 

Senhor Jesus, enchei-nos de Vossa luz e de Vosso amor, para que possamos reconhecer Vossa presença nos momentos de tribulação e dificuldade. Que, com a certeza de Vosso amparo, possamos caminhar com esperança e determinação, sempre atentos às Vossas palavras de conforto e proteção.

 

Ó Espírito Santo, iluminai nossos corações e mentes, para que possamos discernir a presença do Ressuscitado em nossas vidas, especialmente nos momentos em que a fé se torna mais exigente e desafiadora. Fortalecei-nos em nossa missão e ensinai-nos a sermos solidários e protetores uns dos outros, assim como Jesus é conosco.

 

Pai Celestial, confiamos em Vossa infinita bondade e misericórdia. Por intercessão da Virgem Maria e em nome de Vosso Filho Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, nós Vos suplicamos.

 

Amém.

 

O Senhor nos abençoe e guarde.

 

 

Amazon Music: Descubra um Universo de Música na Ponta dos Seus Dedos
Amazon Music: Descubra um Universo de Música na Ponta dos Seus Dedos
avatar do autor
Editor
Como Editor do site Homilias, minha paixão é compartilhar reflexões inspiradoras e edificantes com a nossa comunidade. O meu objetivo é proporcionar conteúdo de qualidade que possa nutrir sua fé, fortalecer sua conexão com Jesus Cristo e oferecer perspectivas enriquecedoras para enfrentar os desafios do dia a dia. Acredito no poder transformador das palavras do Evangelho e na capacidade das homilias de tocar corações e transformar vidas! Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Tags:

Comments are closed

DISCERNIMENTO ESPIRITUAL
As Profecias de Nossa Senhora de Akita
A missa parte por parte
O Mínimo Que Você Precisa Saber Para Ser Um Católico
Como a Igreja Católica construiu a civilização ocidental - 11ª Edição
Salve Santa Rainha - a Mae de Deus na Palavra de Deus
Dicionário da Doutrina Católica
O quarto cálice: Desvendando o mistério da Última Ceia e da Cruz