Homilia – SOLENIDADE DE S. PEDRO E S. PAULO APÓSTOLOS – 29/06/2025
Homilia – SOLENIDADE DE S. PEDRO E S. PAULO APÓSTOLOS – 29/06/2025
“Tu és Pedro e eu te darei as chaves do Reino dos Céus”. Mt 16, 13-19
SEDUZIDOS POR JESUS, ANUNCIAM O EVANGELHO
A Igreja foi construída sobre a fé dos apóstolos. A missão de liderança confiada a Pedro exigiu uma explicitação de sua fé. Antes de assumir o papel de coordenador da comunidade, deixou claro seu pensamento a respeito de Jesus para prevenir futuros desvios.
Evitando a compreensão de um Messias triunfalista, poderoso e conquistador, como muitos pensavam e desejavam, impondo o Reino a ferro e fogo, transformando a comunidade num exército e a força como caminho para fazer o Reinado Jesus acontecer na história.
Só depois que Pedro professou sua fé em Jesus, como o “Messias, o Filho do Deus vivo”; o Messias-servidor que traz a Lei do amor, que vai concluir sua missão na cruz, entregando sua vida para salvar a humanidade, foi confiada a ele a tarefa de ser “pedra” sobre a qual seria construída a comunidade dos discípulos: a Igreja.
Jesus conclama Pedro, Paulo e a comunidade para anunciar o Evangelho e testemunhá-lo com os gestos de amor e misericórdia. Só quando somos seduzidos e regenerados por Jesus, é que podemos transmitir a alegria do Evangelho, mostrando a experiência de uma vida enraizada no amor e no serviço.
A pergunta de Jesus continua ecoando entre nós: “Quem eu sou para vocês?”. Ele não espera resposta doutrinal, mas de compromisso e adesão ao Reino. Não nos pede uma opinião. Somos questionados sobre nossa capacidade de seguimento e aceitação do “modo de vida cristão”. Como lembra Paulo, o evangelizador: “Ai de mim se eu não evangelizar” (1 Cor 9, 16).
Celebramos também, o dia do Papa, sucessor de Pedro. E em comunhão com a Igreja, na pessoa do Papa Leão XIV, inspirados na vida exemplar dos Apóstolos Pedro e Paulo, fazer a nossa parte cumprindo fielmente a missão e o seu profetismo.

Rezemos
Senhor, consolida minha fé, a exemplo de Pedro, com Paulo, eu seja um discípulo-missionário, numa Igreja em saída.
O Senhor nos abençoe e guarde.