Homilia – SOLENIDADE DE CRISTO, REI DO UNIVERSO – 23/11/2025

Homilia – SOLENIDADE DE CRISTO, REI DO UNIVERSO – 23/11/2025

JLF - DOMINGO

Homilia – SOLENIDADE DE CRISTO, REI DO UNIVERSO – 23/11/2025

UM REINADO DIFERENTE

Este é o último domingo do ciclo litúrgico, celebramos Cristo Rei do Universo. Na primeira leitura contemplamos a antecipação do Reinado de Jesus, manifestado plenamente na cruz. O Rei Davi recebeu a promessa de uma descendência perpetua. Jesus é a realização dessa promessa.

Por meio dele, fomos arrancados das trevas e transferidos para o Reino da Salvação; o reinado do amor, da justiça, da fraternidade, do perdão. São Paulo lembra: “Ele existe antes de todas as coisas e nele todas as coisas têm consistência”. É o Senhor da história, único caminho para o Pai. Cristo tem a primazia sobre tudo.

Com Jesus, nasce a esperança de que o reinado será restaurado, não nos moldes do reinado de Davi. Jesus apresenta um Reino que declara felizes os pobres, que busca aquele que se perdeu, que se alegra com volta do filho que virou as costas ao pai. Um reinado diferente dos reinos estabelecidos, não tem nada de mundano.

Cristo Rei Amazon

O Reino de Deus

Jesus foi provado até o fim, quando entregou sua vida na cruz, sem deixar espaço para o egoísmo. Estabelece relações sem perigo de oprimir ou violentar quem precisa dele. Cuida com bondade e misericórdia, acolhe os fracos e indefesos. As palavras duras ficam reservadas aos prepotentes. É o Rei do amor e da vida que resgata a dignidade e faz justiça a todos, como se espera de um verdadeiro rei.

Seu Reino é da verdade, da vida, da justiça, do perdão da santidade, da graça e começa pelos últimos… Neste reinado não existem tronos ou coroas. Existe a cruz, o maior símbolo de amor que a humanidade conhece.

Celebrar a solenidade de Cristo Rei, não é poesia, nem imaginação de lendas antigas e medievais. E sim, compromisso com os amados de Deus, os pobres e excluídos de hoje, mediante o esforço de devolver-lhes a dignidade que todo ser humano merece.

O Reino de Deus avança na história à medida que lutamos para que todo ser humano tenha suas necessidades básicas supridas; a justiça seja estabelecida nas relações; o respeito, o amor e a fraternidade cresçam entre nós.

E hoje celebramos também o dia dos Leigos, força viva da Igreja e presença no mundo, como o fermento na massa. Lembrando que participar desta festa é mais do que fazer memória do passado, mas firmar um compromisso com a nossa vocação.

Rezemos

Senhor, quero viver o teu Reino de Amor. Quero aprender a amar e servir.

O Senhor nos abençoe e guarde.