Solenidade da Santíssima Trindade – Homilia

Solenidade da Santíssima Trindade – Homilia

 

 

 

 

Solenidade da Santíssima Trindade

 

 

 

 

Solenidade da Santíssima Trindade – Homilia

“Deus enviou seu Filho ao mundo para que o mundo seja salvo por Ele. Jo 3, 16-18

 

 

 

 

 

Solenidade da Santíssima Trindade: JESUS REVELA O PAI E DÁ O ESPÍRITO DO AMOR

 

Estes poucos versículos estão repletos de conteúdo significativo: Deus amou tão profundamente que enviou Seu Filho para que pudéssemos ser salvos por Ele. Esse não é um amor abstrato, mas sim um amor assumido por Jesus. É o amor do Pai manifestado no amor do Filho, que se estende através da presença e do amor do Espírito Santo.

 

Neste dia, celebramos o mistério da Santíssima Trindade. Um mistério não é algo que não podemos entender, nem uma barreira que oculta a realidade, mas sim uma janela que se abre para contemplar a infinitude de Deus. Deus não está aqui para ser compreendido, mas para ser amado.

 

Quando Jesus assume nossa condição, Ele nos dá a oportunidade de conhecer e revelar o Pai. Somente aqueles que O conhecem podem revelar o Pai: “Eu O conheço, pois venho Dele” (Jo 7, 29). O Pai é misericordioso, solidário e bondoso com todos os Seus filhos; Ele perdoa os pecados e deseja a salvação e a felicidade de todos.

 

Além disso, Jesus também revela e concede o Espírito Santo:

 

“O Espírito Santo, que o Pai enviará em Meu nome, ensinará a vocês todas as coisas e lhes recordará tudo o que Eu lhes disse” (Jo 14, 26).

 

O Espírito Santo veio para guiar, fortalecer, consolar e sustentar os seguidores de Jesus, distribuindo generosamente Seus dons.

 

Essa festa nos traz a consciência de que somos templos da Trindade. A dimensão da Igreja é trinitária, uma comunidade chamada a viver no amor. Em nome de Jesus, precisamos proclamar a todos o que Ele nos ensinou. Jesus concluiu Sua obra, o Reino, e agora passa para nossas mãos.

 

A liturgia, de forma incessante, nos leva a invocar a Santíssima Trindade, pois celebramos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

 

Oremos:

Senhor, somos Templos da Trindade; agradecemos profundamente! Capacita-nos a ser evangelizadores e construtores do Teu Reino de amor.

Que o Senhor nos abençoe e guarde.

(Inspirado na homilia de JLF)

 

 

 

 

 

 

MAIS CONTEÚDO

 

▶  SITE HOMILIAS 

▶  PRODUTOS CATÓLICOS 

▶  TELEGRAM

▶  YOUTUBE

▶  INSTAGRAM

▶  CLUBE DE LEITURA

▶  APLICATIVOS ANDROID

 

 

 

 

 

 

Tags: