Homilia – “Ser misericordioso como o Pai é misericordioso”. Lc 6, 27-38

Homilia diária Domingo JLF

Como será possível superar o mal que aflige o mundo? Homilia – “Ser misericordioso como o Pai é misericordioso”. Lc 6, 27-38

Homilia – “Ser misericordioso como o Pai”

O gesto supremo de misericórdia consiste em amar os inimigos e fazer o bem até para aqueles que nos odeiam. Jesus ensina a ser bom, generoso, solidário e fraterno em qualquer situação. Vamos aprender a amar sem limites!


As Pessoas livres e desapegadas são capazes dessas atitudes heroicas, tratar os outros como gostariam de serem tratadas, amar sempre e nunca difamar ninguém. Ela experimentam e testemunham a alegria do Reino.


São coisas muito difíceis de realizar. Mas Jesus argumentou: amar só quem nos quer bem e ajudar aqueles que podem fazer o mesmo, isso até os pagãos fazem. Ser cristão é imitar o amor gratuito de Deus: amar a todos indistintamente, sem esperar nada em troca. Isso se impõe como um dever para todos nós.


Como será possível superar o mal que aflige o mundo? Jesus ensina: “amar os inimigos e fazer o bem aos que nos odeiam, falar bem dos que falam mal de nós e orar por aquele que nos caluniam”. Se usarmos a Lei do Talião: “olho por olho e dente por dente” (Ex 21, 23ss), a violência jamais acabará e até os discípulos, chamados ao amor, se tornarão violentos.


A novidade está em viver como irmãos, imitando o Pai do céu, que é bondoso e misericordioso: não julgar e nem condenar os outros. Ser capaz de dialogar, ser generoso e aprender a perdoar. Deus é amor, e nós devemos refletir essa verdade em nossa vida.

Rezemos

Senhor, capacita-me para ser misericordioso, libertando o coração do egoísmo e amando até aqueles que nos odeiam.

O Senhor nos abençoe e guarde.