Homilia – “Senhor manda-me ir ao seu encontro, caminhando sobre as águas”. Mt 14, 22-36

Homilia – “Senhor manda-me ir ao seu encontro, caminhando sobre as águas”. Mt 14, 22-36

Homilia – “Senhor manda-me ir ao seu encontro, caminhando sobre as águas”. Mt 14, 22-36

Após todos terem comido o pão e estarem saciados, voltaram a suas atividades: o povo, para suas casas; os discípulos, para a missão; e Jesus se retira para abastecer-se em oração.

A barca dos discípulos foi atravessando o mar da Galileia. A noite veio um vento contrário, com fortes ondas. Uma travessia difícil, ficaram com muito medo. Na madrugada, Jesus veio ao encontro deles, andando sobre o mar.

Nas crises é que demonstramos nossa fé (ou a falta dela). Muitas vezes, na barca de nossa vida não incluímos Jesus. E os ventos se sobrepõem a nós. Nesses momentos, o medo toma conta e somos tentados a buscar outras soluções.

A fé exige deslocar o eixo de nossa segurança. As seguranças humanas acabam em tempestades, mas a fé em Deus, garante a tranquilidade de nosso peregrinar. E Jesus pede: “Não tenham medo”.

Jesus não é um fantasma, fruto de nosso medo. É uma presença viva e atuante, a força do amor divino que salva. Por isso, da boca de Pedro, assustado e afundando, vai brotar o grito da humanidade que deseja ser redimida: “Senhor, salva-me!”.

Não tenhamos receio da vontade de Deus, ele salva e afasta nossos fantasmas. Reconheçamos sua presença e deixemo-nos tocar por ele: “És verdadeiramente Filho de Deus”. A Ti nossa gratidão!

Rezemos: Senhor, diante das águas agitadas, quero colocar minhas mãos entre as suas e continuar seguindo em frente. Conduza-me.

Grandes catedrais

Dedicação da Basílica de Santa Maria Maior

Hoje celebramos a Dedicação da Basílica de Santa Maria Maior. Na noite de 05 agosto de 352, através de um sonho, onde a Virgem Maria, pediu para construir uma igreja no lugar onde estivesse com neve pela manhã. Aquele homem, chamado João, ao acordar, sabia que seria muito estranho cair neve no verão romano.

O interessante foi que a Virgem na mesma noite apareceu ao Papa Libério, pedindo para subir à colina do monte Esquilino e encontraria o local cheio de neve. Onde deveriam erguer a igreja.

Papa Libério - Uma defesa

A notícia se espalhou, o Papa, João e uma multidão se encontraram no lugar e comprovaram que ali havia neve. E ali foi construída a Basílica de Santa Maria da Neve, que conquistou a visitação popular.

Depois do concílio de Éfeso que proclamou a “maternidade da Virgem Maria”. O papa Xisto III, em 440, construiu uma grande igreja, daí o nome “Maior”. A igreja foi consagrada no dia 05 de agosto, com o nome de Basílica Santa Maria Maior. A festa litúrgica de sua Dedicação acontece neste dia, entrou no calendário romano em 1568.

O Senhor nos abençoe e guarde.