Homilia – “Senhor, ensina-nos a rezar”. Lc 11, 1-4
Homilia – “Senhor, ensina-nos a rezar”. Lc 11, 1-4
Inspirados pelo jeito que Jesus rezava, desperta nos discípulos o desejo de aprenderem a rezar. Ele rezava diferente, não era uma oração egoísta ou exibicionista, mostrando sua religiosidade.
Jesus falava com o Pai, alimentando sua filiação e fidelidade ao projeto do Reino. Uma oração de poucas palavras, impregnadas do essencial, uma síntese do seu ensinamento. É um modelo de oração que cria humildade no coração do discípulo carregado dos mesmos sentimentos do Senhor.
Primeiramente, chama Deus de Pai, e pede que seja santificado, respeitado, que o seu nome não seja profanado. E que o seu reinado se estabeleça no mundo: seja de fato o Senhor a reger a história humana.
Em segundo lugar, pedimos o pão de cada dia, o suficiente para viver dignamente. Depois pedimos que perdoe os nossos pecados e nos comprometemos a perdoar os que nos ofenderam.
Pedimos, que não nos deixe desviar do caminho que conduz a Deus, o caminho da fraternidade, da solidariedade, da justiça e da paz. Livra-nos da tentação da prática do ódio, da violência, da injustiça e do egoísmo. É uma oração para garantir a comunhão da comunidade orante.
Rezemos:
Senhor, ensina-nos a rezar com o seu coração… Pai Nosso, que estais no céu…
Hoje celebramos, a memória de são João XXIII, foi o papa que convocou o Concilio Vaticano II, que provocou a renovação da Igreja e o diálogo com o mundo moderno. Viveu uma vida exemplar de oração e de humildade, sábio, simples e bondoso. Ficou conhecido como O PAPA BOM.
E hoje é o nono dia da Novena de Nossa Senhora Aparecida: Maria, ensina-nos a ser a Família de Jesus. A sua Igreja, que reafirma o desejo de ser missionaria, servidora e misericordiosa; que estende as suas mãos acolhedoras a todos, para partilhar o tempo, o pão e o amor. Uma igreja sinodal, de comunhão e participação, viva e comprometida.
O Senhor nos abençoe e guarde. (JLF)
Liturgia Diária – Quarta-feira, 11 de outubro de 2023
Aplicativo Android
Surpreenda-se com um aplicativo completo para o público católico.
Gratuito, Surpreendente, Interativo!