HOMILIA – “Senhor, deixa a figueira mais este ano” Lc 13, 1-9
HOMILIA – “Senhor, deixa a figueira mais este ano” Lc 13, 1-9
“Se vocês não se converterem…” estamos diante de um forte apelo à mudança de vida. A advertência é feita por Jesus que mostra o quanto é fácil julgar o próximo e reconhecer os seus pecados, o difícil é olhar para si e reconhecer as más ações.
Detido na condenação do outro, não perceber o quanto está em falta com o Reino e os irmãos e sua esterilidade espiritual. Jesus mostra que o pecado gera a destruição e mostra que todos precisam de conversão.
Com a parábola da figueira, mostra a face tolerante de Deus, que sempre apresenta oportunidades para se converter. É o tempo da paciência de Deus à espera de que apresentemos frutos de amor e de misericórdia.
Não podemos esquecer que o tempo humano é limitado.
Se ficarmos na esterilidade, corremos o risco de ser cortado. A prudência exige atenção para que o Senhor encontre o discípulo produzindo os frutos do Reino. Só folhas não adiantam, é preciso produzir frutos.
Rezemos: Senhor, quero produzir frutos de amor e misericórdia, e permanecer unido a ti sem julgar ninguém.
Hoje celebramos a Memória de São João Paulo II, que ele nos ajude a perceber os sinais dos tempos e buscar na força da oração e da fidelidade a nossa vocação. Os caminhos para concretizar o projeto de Jesus, o Reino de Deus na história. São João Paulo II, rogai por nós!
O Senhor nos abençoe e guarde.
[MEC id=”398127″]