Homilia – “Sejam perfeitos como o Pai Celeste é perfeito” Mt 5, 43-38

Homilia diária sábado JLF

Homilia – “Sejam perfeitos como o Pai Celeste é perfeito” Mt 5, 43-38

Homilia – “Sejam perfeitos como o Pai Celeste é perfeito” Mt 5, 43-38

Jesus propõe um agir misericordioso, um agir perfeito! Tendo como inspiração o coração do Pai, que busca o bem de todos sem distinção. Não importando se são bons ou maus. Derrama suas bençãos sobre todos e faz o bem aos santos e pecadores. Todos são seus filhos queridos e os ama indistintamente.


Nossa tendência é a vingança, ou ao menos a indiferença. Jesus ensina uma maneira diferente de vingar-se: aprender a perdoar. A medida proposta é amar até o inimigo. Embora seja um caminho difícil, mas é possível para quem tem Deus em seu coração e deixando-se mover por Ele. Só a presença desse amor é capaz de tornar isso possível. Devemos imitar o Pai na gratuidade. O amor cristão, diferente do farisaico, é sem fronteiras, porque é ilimitado.


Levado pelo egoísmo, o ser humano torna-se cruel e insensível, pronto para a vingança. Convertido ao amor, estará capacitado para o gesto mais sublime, concretizado no amor aos inimigos. Jesus suspenso na cruz, pouco antes de morrer, perdoa os seus algozes: “Pai, perdoa, porque não sabem o que fazem”. Morreu agindo perfeitamente como o Pai.


Não se ama para receber recompensas, isso seria interesse ou troca de favores. E nem amar somente aqueles que nos tratam bem. Amar os inimigos, não é tarefa fácil, mas um grande desafio para quem se aproxima de Jesus e deseja seguir e imita-Lo. São Paulo lembra: “Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim” (Gl 2, 20). Devemos lutar para não guardar mágoas e nem alimentar ódio e nem vinganças em nosso coração, isso é destruidor.

Rezemos: Senhor, quero ser misericordioso no meu agir, aprendendo com o Pai e contigo: perdoando os inimigos e sempre rezando pelos perseguidores.

O Senhor nos abençoe e guarde.