Homilia – “Se vocês tivessem fé…” Lc 17, 5-10
Homilia – “Se vocês tivessem fé…” Lc 17, 5-10
A fé é um dom de Deus e supõe uma resposta humana. Ela nunca é plena, por isso os discípulos pediram: “Aumenta a nossa fé!”.
Pela fé não entendemos uma postura intelectual, mas algo que modifica e dinamiza a nossa vida. A fé não é resultado do muito saber, mas uma força que implica em nosso modo de viver, no jeito de fazer as nossas atividades.
Os discípulos sentem necessidade de ser ajudados, pelo menos na proporção de um grão de mostarda. É pequeno, mas traz em si imensas possibilidades, carrega o potencial da planta e dos frutos.
Jesus mostra a importância da fé, mesmo pequena. Não se trata de quantidade, mas de qualidade, a fé nos leva a escolher o caminho do seguimento de Jesus e do compromisso com o seu Reino. Trabalhar pelo Reino não deve ser visto como obrigação, mas como consequência dessa escolha. É a alegria de viver o Evangelho, aprender a amar e servir.

serviço
O serviço do Reino supõe que o discípulo tenha a consciência de ser servidor, mas uma escolha livre e gratuita sem pretensão de recompensas pelo trabalho realizado, aplausos ou elogios: “Somos simples servidores”.
Na vida de fé, o primeiro lugar deve ser ocupado pela humildade, seguido da consciência do serviço na comunidade, somos colaboradores da obra de Deus, pois nisto está a grande dignidade. O Senhor não quis fazer sua obra sozinho, decidiu contar conosco, afinal, agimos na gratuidade em favor do Reino, e não podemos ficar ociosos: “Fizemos o que devíamos fazer”.
Estamos no terceiro dia da Novena de Preparação para a Festa de Nossa Senhora Aparecida. Não vamos esquecer de rezar o Terço pela Paz no mundo, como pediu o Papa Leão XIV.
Rezemos
Senhor, sou colaborador de sua obra, um discípulo-missionário. Quero agir na gratuidade e não ficar ocioso. Na alegria, amar e servir.
O Senhor nos abençoe e guarde.