Homilia – “Se vocês guardarem minha palavra”. Jo 8, 31-42

Homilia diária quarta-feira JLF - homilias.com.br

“Se vocês guardarem minha palavra, vocês de fato serão meus discípulos; conhecerão a verdade, e a verdade libertará vocês”. Jo 8, 31-42 – Homilia

Homilia – Jo 8, 31-42

5ª. SEMANA DA QUARESMA – QUARTA FEIRA – 09/04/2025

“Se vocês guardarem minha palavra, vocês de fato serão meus discípulos; conhecerão a verdade, e a verdade libertará vocês”. Jo 8, 31-42

Jesus declara ser “a verdade” é que só Ele pode nos libertar. A verdade da Palavra de Deus escutada, meditada, rezada e contemplada supera todas formas sutis de escravidão. Naquele tempo, havia uma tendência religiosa que insistia na prática da Lei como caminho seguro para a vontade de Deus.


Certos grupos religiosos descambavam no legalismo. Bastava se submeter aos preceitos da Lei para estar em dia com Deus. Mas para Jesus, este era um caminho de mentira! Era um legalismo superficial que não agradava ao Pai. Contrariamente o caminho apresentado por Jesus consistia no amor mútuo e no perdão. Este sim, é o caminho que conduz ao Pai, e que nos liberta do egoísmo.


Os adversários de Jesus, afirmam que são filhos de Abraão. Jesus contesta essa afirmação: se fossem filhos de Abraão fariam as obras de Abraão e não perseguiriam a Jesus e nem desejariam mata-Lo, que é o fiel descendente de Abraão. Argumentam também, que o pai deles é Deus. Jesus mostra que são contraditórios/mentirosos: como podem ser filhos de Deus, se rejeitam aquele que o Pai enviou ao mundo para libertar e salvar.


Jesus procura viver radicalmente o amor e o perdão. Quem quiser conhecer a verdade deverá recorrer a Ele e não ao caminho apresentado pelas lideranças mentirosas. Só a verdade pode nos tornar livres. Isto significa que devemos assumir nossa condição real. E para superar o mal, temos que admiti-lo. O que não é admitido, não pode ser redimido. A liberdade proposta, não significa fazer o que se quer, quando se quer, mas saber escolher e fazer sempre o bem.

Rezemos: Senhor, ilumina a minha mente para que eu conheça e pratique sempre a verdade, fazendo o bem, vivendo o amor e o perdão.

O Senhor nos abençoe e guarde.