Homilia – “Se você quer ser perfeito, vai, vende tudo o que tem e terá um tesouro no céu. Mt 19, 16-22
Homilia – “Se você quer ser perfeito, vai, vende tudo o que tem e terá um tesouro no céu. Mt 19, 16-22
O evangelho mostra através dos sentimentos do jovem que se aproximou de Jesus com tanta disposição. O quanto somos apegados aos bens se torna um entrave para o discípulo fazer a experiência de sua adesão ao Reino, ao projeto de Jesus.
Por sua vez, o jovem pratica os mandamentos corretamente, e tem uma boa prática religiosa. E responde a Jesus: “Tenho observado tudo isso”. O fato de não ter sido contestado, aponta a sinceridade de sua palavra. Ele carrega o desejo de ser perfeito.
A proposta de Jesus afetará sua segurança. A opção pelo Reino exige uma liberdade maior. Aquele jovem precisava decidir se daria um passo a mais: ter uma atitude despojada, liberdade diante de seus bens. A liberdade de coração para vender tudo, repartir, superar o apego e seguir Jesus.

Os bens materiais
O dinheiro é uma mediação para o bem e para o mal. Ele não pode tornar-se um ídolo, que ocupa o lugar de Deus. E aquele jovem não teve forças para entrar na dinâmica do Reino, assumindo a renúncia e a generosidade da partilha.
A posse de muitos bens o impediu de dar o passo do seguimento. Acabou se afastando de Jesus, cheio de tristeza. Não estava disposto a renunciar a seus bens.
Entre o Reino (a perfeição) e o dinheiro, preferiu o dinheiro. Não quis usar o que possuía para construir novas relações e uma estrutura que respeita e favoreça a vida, garantindo a segurança para todos. E também não quis sair da observação dos mandamentos para um caminho de perfeição.
Rezemos
Senhor, livra-nos do apego aos bens terrenos e faça de nós pessoas generosas e solidárias. Quero ser livre para seguir o caminho do Reino.
O Senhor nos abençoe e guarde.