Homilia – “Se também você compreendesse hoje o caminho da paz!” Lc 19, 41-44

Homilia – “Se também você compreendesse hoje o caminho da paz!” Lc 19, 41-44

JLF - QUINTA

Homilia – “Se também você compreendesse hoje o caminho da paz!” Lc 19, 41-44

“A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus”. Matatias é expressão da fidelidade aos ensinamentos da Aliança. Ele e sua família reagem e não se deixam enganar e seduzir diante das ameaças daqueles que são infiéis e renegaram a sua fé. Ainda que todos abandonassem a religião e submetessem aos decretos reais. Ele, seus filhos e irmãos continuaram seguindo a Aliança, guardando a Lei e os mandamentos.

Jesus Misericordioso Amazon

Quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar. Viu um povo sem disposição para se converter, surdo aos apelos de Deus. Suas palavras encontraram ouvidos fechados e corações insensíveis.

Jerusalém a cidade da paz, lugar oficial da religião no Antigo Testamento, deveria estar preparada para a visita de Deus na pessoa de Jesus, mas infelizmente, aqueles que conheciam as Escrituras não foram capazes de perceber a chegada do Deus-Conosco.
Acabaram perseguiram, prenderam, torturaram e mataram aquele que era a realização plena do projeto divino. Rejeitar Jesus é rejeitar a Deus e a todo o seu projeto. A cidade da paz perdeu seus atributos, e isso foi tão trágico que provocou lágrimas em Jesus.

Sagrada Família Amazon

O pranto de Jesus sobre Jerusalém

O culto foi reduzido à pura exterioridade. O sacerdócio cresceu em poder político, econômico e social, ambicionado por pessoas gananciosas e carreiristas. Os peregrinos eram explorados em sua fé pelos aproveitadores, como meio de enriquecimento. Jesus se recusou, reconhecer a santidade deste lugar corrompido, ficou desolado, e chorou muito.

O pranto de Jesus sobre Jerusalém, revela sua preocupação com o destino de Jerusalém, a Cidade Santa, porque não reconheceram sua presença libertadora. O que pensar, quando ele se depara com discípulos e discípulas fechadas aos seus apelos?

A lamentação continua, quando vê que corremos cegamente atrás de nossos interesses mesquinhos, expondo-nos à perdição e ao fracasso a nossa existência. Por isso Jesus suplica entre lágrimas: “Vocês não compreenderam o tempo em que Deus veio para visitá-los”.

Rezemos: Senhor, abre meus ouvidos e coração aos apelos da conversão. Não quero provocar lagrimas em seus olhos, mas alegria de me ver fazendo o bem, sempre amando e servindo como ensinou.

O Senhor nos abençoe e guarde.