Homilia | Se queres, tens o poder de me purificar. Mt 8, 1-4
Homilia | Se queres, tens o poder de me purificar. Mt 8, 1-4
O leproso era relegado à exclusão religiosa, social, cultural e familiar. Sua doença o matava no corpo e na alma, era associada a um pecado grave e sem perdão. Viviam afastados das pessoas e do convívio social, gritando sua miserável situação, para que ninguém se aproximasse e contaminasse. Eram considerados impuros e impedidos de prestar culto público a Deus.
Jesus assume a causa dos oprimidos, acolhe o pedido do leproso. Sabendo que Ele passava por ali, cai de joelhos e lhe pede, com humildade, que o purificasse. Jesus quis e curou. Toca naquele homem que não sabia mais o que era um afeto, uma proximidade. Jesus não temeu a impureza, soube amar e acolher.
Foi surpresa para todos e desconforto para muitos. Logo, espalharão a notícia de que Jesus, também é impuro, porque tocou num leproso. Ele não se incomodou com a reação dos adversários. Quis curá-lo, devolve-lhe a dignidade e a alegria de viver, e afirma: “Eu quero. Fique purificado”.
Jesus não tem medo, cura e liberta! Acolhe e perdoa todos que O buscam com sinceridade.
Rezemos:
Senhor, cura onde dói! Peço com sinceridade: cura meu coração ferido pela lepra do egoísmo, da indiferença, do preconceito, da maldade. Cura e liberta-me!
Hoje celebramos a memória dos primeiros mártires de Roma. A comunidade cristã era vista como inimiga. Acusados por muito pouco, foram vítimas de preconceitos e muitas atrocidades. Eram lançados nas arenas junto as feras, cobertos de piche como tochas humanas, serviam de espetáculo ao povo. Respondiam sempre com amor e misericórdia. Foram muitos, não se sabe o número. O testemunho deles recorda o essencial para a vida cristã: viver tudo em Cristo.
O Senhor nos abençoe e guarde.
Aplicativo Android
Surpreenda-se com um aplicativo completo para o público católico.
Gratuito, Surpreendente, Interativo!