HOMILIA – “Se não escutam a Moises, nem os profetas”

HOMILIA – “Se não escutam a Moises, nem os profetas, mesmo se alguém ressuscitar dos mortos, não acreditarão”. Lc 16, 19-31

UM CORAÇÃO INSENSÍVEL

Buscar a Deus sem se importar como pobre é uma tarefa impossível. O diálogo entre o rico já morto e Abraão mostra a importância de ouvir a Palavra de Deus como o caminho que supera esse abismo entre a pobreza e a riqueza.

O amor e o apego a riqueza, cega a pessoa e a desfigura socialmente. O pecado do rico constituiu em ter um coração insensível diante do sofrimento do outro. Ele não viu o pobre Lázaro, faminto diante de sua porta.

O rico é condenado não pelo fato de ser rico, mas por ser insensível. Teria sido muito fácil! Até as migalhas seriam suficientes. As indicações existiam: Moises e os profetas; mas a Palavra e os ensinamentos foram ignorados.

É preciso ouvir a Palavra de Deus para superar o abismo intransponível que separa os ricos dos pobres e vencer a prática do acúmulo e da ganância que corrompem o coração e gera tanta insatisfação e indiferença. A realidade histórica vai repercutir na eternidade, é preciso vencer a indiferença.

Há muitos “Lázaros” humilhados; pobres que precisam ser escutados e vistos. E ricos que tenham coração sensível e aprendam a usar melhor o que possuem. A partilha e o respeito se tornam um grande desafio a ser vencido.

Rezemos: Senhor, põe em mim um coração sensível ao sofrimento do meu irmão, pois é o rosto de Jesus a me interpelar.

O Senhor nos abençoe e guarde.


[MEC id=”398126″]

HOMILIA
HOMILIA DA LITURGIA DA MISSA DE HOJE