Homilia – “Se ele te ouvir, você ganhou o seu irmão”. Mt 18, 15-20
Homilia – “Se ele te ouvir, você ganhou o seu irmão”. Mt 18, 15-20
A comunidade cristã não é perfeita, ela é santa e pecadora. Os discípulos participam dessa ambiguidade. Diante disso, Jesus propõe o caminho da correção fraterna: sugere vários passos no processo com o irmão que pecou. Jamais o afastar, mas chamar a conversão.
É necessário tratar com respeito a pessoa que pecou. Com amor e misericórdia, levá-la ao arrependimento e auxiliar na retomada do bom caminho.
O primeiro passo é buscar o irmão sozinho, para falar e ouvir. Se permanecer o impasse, deve solicitar ajuda para outras pessoas. A terceira instância é a comunidade, pois a oração e o discernimento conduzirão o processo de exercitar-se na correção em vista da reconciliação. A decisão extrema jamais será precipitada, antes temos a preocupação de resgatar o irmão.
Jesus faz um alerta para aqueles que com facilidade julgam e condenam! O processo é para que não se cometa nenhuma injustiça contra os irmãos da comunidade, principalmente contra os que erraram.
A comunidade reza e cuida dos seus membros. Se houver unidade e acordo entre nós, sobre o que pedir, Deus atenderá o pedido apresentado pela comunidade. O evangelho visa evitar o abuso. A comunidade deve estar atenta à postura autoritária e exercitar-se no amor e na misericórdia, descobrir o querer e o agir de Jesus que está sempre entre nós.

Rezemos
Senhor, que eu não contamine a comunidade com a minha maldade. Quero ser bondoso e misericordioso com os irmãos. Julgar menos e amar mais.
Hoje celebramos Santa Dulce dos pobres, uma religiosa brasileira que viveu em Salvador, Bahia. Nasceu em 26 de maio de 1914 e morreu em 13 de março de 1992. Entre os múltiplos serviços, assistia aos desvalidos. Foi mãe dos pobres, dos doentes e consoladora dos aflitos. Aprendeu a servir a Cristo nos irmãos. Conhecida como “O Anjo bom da Bahia. Destacou-se pela vida interior e oração. Santa Dulce, ajuda-nos a ser uma Igreja missionária, misericordiosa, servidora e acolhedora.
O Senhor nos abençoe e guarde.
