Homilia – “Se algum de vocês tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo, mesmo em dia de sábado?” Lc 14, 1-6
Homilia – “Se algum de vocês tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo, mesmo em dia de sábado?” Lc 14, 1-6
A cura do homem com excesso de água em seu organismo (hidrópico), simboliza o povo inchado pelo ensinamento dos fariseus. A mulher encurvada (o evangelho de ontem) e o hidrópico são uma caricatura do povo oprimido.
Ao contrário do ensinamento dos fariseus, o de Jesus é dado com autoridade, garantida e ratificada pelo Pai que legitima a sua interpretação e a ação. Uma ação que restaura o ser humano e lhe restitui a capacidade de acolher o ensinamento apresentado por Ele.
Apesar da severa proibição contida no repouso sabático, é nesse dia que Jesus liberta o doente da sua enfermidade. Sempre disposto a fazer o bem, apresenta-se como o Senhor do sábado.

A vida não pode esperar, e Jesus supera a Lei judaica em nome da vida, pois para Ele, tudo deve estar a serviço da pessoa, a serviço da vida. A vida humana está acima de qualquer outra coisa.
Os fariseus não querem o ensinamento de Jesus, mas esperam qualquer pretexto para o acusarem. Por outro lado, Ele mostra a hipocrisia deles em suas interpretações legais e oportunistas.
Em Jesus, cura e libertação andam juntas. E Ele tomou o homem pela mão e o devolveu a normalidade da vida. Libertando-o da situação de escravidão, recuperando-lhe a dignidade fragilizada pela saúde readquirida.
Rezemos
Senhor, torna-me livre para fazer o bem às pessoas e trabalhar para restituir a todos a dignidade perdida.
O Senhor nos abençoe e guarde.

