Homilia – “Se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino”. Jo 3, 1-8

Homilia – “Se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino”. Jo 3, 1-8

Homilia – “Se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino”. Jo 3, 1-8

Nicodemos era um fariseu e chefe entre os judeus. É símbolo daqueles que desejam encontrar a verdade e acolhê-la. Um homem bem posicionado que buscava esclarecimento a respeito de Jesus. Vai procurá-lo com sinceridade.


Jesus traz um ensinamento que insiste na prática do amor, do perdão e da solidariedade. Estava sempre com os pobres, doentes, pecadores e marginalizados. Falava do Pai com intimidade profunda.


Os fariseus estavam fixados na letra da Lei, com posturas fanáticas. Eram preconceituosos no trato com os desprezados pela religião. Apresentavam um Deus sempre pronto para castigar os que não cumpriam a Lei.


Nicodemos procurou Jesus para conhecê-lo melhor. Ele não exclui ninguém e acolheu Nicodemos, que se escondia nas sombras da noite. E fez a pergunta que o inquietava. A resposta veio suave, mas trouxe a exigência de um reordenamento.


Nicodemos se apoia numa lógica humana. É desafiado a derrubar as velhas estruturas, empoeiradas, e acolher um novo modo de pensar, de agir e de situar-se diante do Pai. Trata-se de nascer de novo. Superar o que está esclerosado e assumir o sopro do Espírito para entrar na dinâmica do Reino, deixando-se transformar por dentro para viver como Jesus viveu.


Isso vale para nós, e também para a comunidade cristã. É preciso deixar-se conduzir pelo Espírito que sopra onde quer. Essa é uma boa ocasião para verificarmos: qual o espaço que abrimos em nós para a ação do Espírito Santo?

Rezemos

Senhor, quero conhecer Jesus, ter o coração aberto para acolher suas palavras e viver com alegria o Batismo.

O Senhor nos abençoe e guarde.