Homilia | “Se alguém me quer servir, siga-me…”. Jo 12, 24-26
Homilia | “Se alguém me quer servir, siga-me…”. Jo 12, 24-26
Jesus fala do destino da semente que é lançada e sepultada na terra: se não morrer, não nasce. Um belo dia, do fundo da terra, a vida misteriosamente germina.
A semente é um dos símbolos mais expressivos da ressurreição. Depositada na terra, envolvida no silencio, enfrenta uma morte aparente. Mas a última palavra ainda não foi dada. O milagre da vida nova acontece e a semente volta multiplicada. Mesmo pequena e frágil, terminará em espigas cheias de grãos.
Jesus não pede para odiar a vida, mas rejeitar o estilo de vida egoísta e mesquinha nos padrões do mundo. Trata-se de perder para ganhar. É o convite ao serviço, colocando em primeiro lugar o irmão. O fechamento em si, leva à esterilidade. Faz naufragar todo projeto familiar, comunitário e social. É critério para o seguimento, renunciar o egoísmo.
Hoje celebramos a Festa de São Lourenço, morreu em 258. Foi preso junto com o Papa Sisto II. Seus perseguidores esperavam arrancar-lhe os bens da Igreja, dos quais ele cuidava. Ficaram furiosos quando revelou que tais bens eram os pobres e que havia repartido entre eles a coleta dos cristãos de Roma.
Foi torturado em fogo lento. Uma coragem serena. Foi sepultado no Campo Verano, Via Tiburtina, onde está a sua basílica em Roma. São Lourenço é patrono dos Diáconos, uma vocação na Igreja: consagrados no serviço da caridade, na liturgia e no cuidado com o ensinamento da Palavra.
Rezemos:
Senhor, quero ver minha vida crescendo como uma semente que se abandona à terra para germinar e frutificar, crescer em amor e serviço. Perseverando nas incompreensões e perseguições.
O Senhor nos abençoe e guarde.
MAIS CONTEÚDO
SITE HOMILIAS
TELEGRAM
YOUTUBE
CLUBE DE LEITURA
APLICATIVOS ANDROID
[MEC id=”398130″]