Homilia – “Sai pelas ruas e atalhos e obriga as pessoas a virem aqui, para que minha casa fique cheia”. Lc 14, 15-24
Homilia – “Sai pelas ruas e atalhos e obriga as pessoas a virem aqui, para que minha casa fique cheia”. Lc 14, 15-24
O Reino de Deus é festa. Um homem mandou preparar um grande banquete. É uma honra receber um convite para um jantar. O convidado traz alegria a quem o convidou. Muitos não souberam avaliar o convite. Esconderam-se atrás de muitas desculpas, o convite não foi interessante para eles. Deram prioridade aos seus interesses e projetos, correram atrás dos seus negócios.
O dono da festa se decepcionou, mas não cancelou o banquete. Surgiu outra possibilidade, uma nova lista de convidados: os pobres, os aleijados, os que nunca participaram de um banquete, os excluídos.
Os primeiros convidados para a festa, o povo de Israel, ignoraram o convite. A festa continuou! Estenderam o convite aos publicanos, pecadores, excluídos e pagãos…
Culparam o lugar dos filhos do Reino, a casa ficou cheia. Ainda sobrou lugar, acolheu os estrangeiros, de todos os tempos e lugares, porque o banquete está aberto a todos.
O convite é gratuito. O Pai nos convida sempre, não porque merecemos ou somos bons, mas por sua bondade. O convite é um gesto generoso, mas o Pai respeita a liberdade dos convidados.

O Reino não fracassará. Deus nos convida a sermos seus parceiros na festa do Reino. O projeto avança, conosco ou sem a nossa participação. Aceitamos ou rejeitamos o convite. Somos convidados para esta festa, que saibamos oferecer nossa generosa acolhida.
Perseverando no serviço recíproco, na sinceridade do amor entre nós. Abençoando os perseguidores, sem jamais amaldiçoar. Detestando o mal e apegando-se ao bem, como fez, o santo lembrado hoje, São Carlos Borromeu, que buscou a formação, a renovação e o empenho missionário, no fortalecimento da Igreja. São Carlos Borromeu, rogai por nós!
Rezemos
Senhor, não quero recusar o convite para a festa do Reino de amor. Tira do meu coração os apegos e indiferenças, empecilhos para a comunhão.
O Senhor nos abençoe e guarde.

