Homilia – “Quem vê o Filho e nele crê, tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia”. Jo 6, 37-40
Homilia – “Quem vê o Filho e nele crê, tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia”. Jo 6, 37-40
EM CRISTO RESSUSCITAREMOS!

Rezamos nossa confiança em Deus no Salmo 26: “O Senhor é minha luz e salvação; a quem temerei? A morte não me amedronta! Meu desejo é morar com Ele na eternidade”. Ele fará uma festa para todos: eliminará a morte, enxugará nossas lágrimas e acabará com a maldade, causadora de tanto sofrimento.
Nossos anseios se realizam em Jesus que morreu e ressuscitou e de modo semelhante nos que nele adormeceram. “Como em Adão todos morreram, em Cristo todos reviverão”. Nosso Pai deseja todos os seus filhos reunidos num grande banquete, não quer ninguém excluído. “Toda pessoa que vê o Filho e nele crê, tem a vida eterna”. Crer é assumir o caminho proposto. “Seremos semelhantes a Ele, o veremos tal como Ele é”. Teremos parte em sua ressurreição.
Dois motivos tornam a data de hoje importante: reverenciar os que nos antecederam e avaliar a nossa caminhada. Não é um dia de tristeza, mas de esperança. A morte não é o fim, mas nosso nascimento para a vida plena em Deus. Celebramos a fé na Ressurreição, a certeza da vida eterna.

A Igreja, desde os tempos antigos, venerou com grande piedade a memória dos falecidos. É um pensamento sadio rezar por eles, implorando perdão de seus pecados e rezando em seu favor.

Em Cristo, brilhou para nós a esperança da feliz ressurreição. Aos que a certeza da morte entristece, a promessa da imortalidade consola. Para os que creem em Jesus, a vida não é tirada, mas transformada. E, desfeito o nosso corpo mortal, nos é dado no céu, um corpo imperecível.
Rezemos
Rezemos confiantes a Deus em favor de todos os falecidos, particularmente os que foram mais próximos. “A todos os fiéis falecidos, Deus conceda o repouso eterno!”. Cantemos: “A vida, para quem acredita, não é passageira ilusão e a morte se torna bendita, porque é nossa libertação. Cremos na vida eterna, e na feliz ressurreição. Quando de volta à casa paterna, com o pai os filhos se encontrarão”.
O Senhor nos abençoe e guarde.
