Homilia | Quem praticar e ensinar estes mandamentos será grande no Reino dos céus

Homilia | “Quem praticar e ensinar estes mandamentos será grande no Reino dos céus”. Mt 5, 17-19

Homilia | “Quem praticar e ensinar estes mandamentos será grande no Reino dos céus”. Mt 5, 17-19

Homilia | “Quem praticar e ensinar estes mandamentos será grande no Reino dos céus”. Mt 5, 17-19

Os inimigos de Jesus acusam-no de atropelar a Lei. Porém a submissão dele a Lei era de caráter espiritual. O legalismo estava fora de cogitação. Importava estar atento ao espírito da Lei, escondido nas palavras. Ele não é contra a Lei, mas ensina que devemos ir além da letra, até descobrir o espirito que a inspira. São Paulo lembra: “A Lei mata, o Espírito vivifica”.

A preocupação de Jesus é a prática do amor misericordioso, de modo especial em relação aos pobres e marginalizados. Nisso é radical, não podemos descuidar da vivencia do amor. Na defesa da vida, Ele não cede em nada.

Somos chamados a ir além da Lei. Devemos carregá-la de vida… amar mais. A Lei marca um limite, a vivencia do amor não tem limites. Jesus alarga os horizontes e liberta do legalismo. Não podemos ceder ao nosso egoísmo e nem a acomodação. São Paulo lembra: “quem ama, cumpre a Lei”. O amor nos humaniza, é uma verdadeira recompensa, não um meio para alcançar prêmios, mas o caminho para todos os caminhos.

As leis, normas religiosas são como andadores, que impedem uma queda: podemos precisar deles por um tempo. Mas, no dia em que aprendemos a andar, serão um estorvo. Quando chegarmos a um conhecimento profundo de nosso próprio ser, não precisaremos de apoio externo para caminhar, rumo a verdadeira meta. E compreenderemos melhor o ensinamento de Santo Agostinho: “Ame e faça o que quiser”.

Nosso cristianismo será mais humano quando aprendermos a viver leis, normas, preceitos e tradições como Jesus. “Não vim abolir a Lei e os Profetas… mas dar o pleno cumprimento”. A Lei deve levar a acolher, compreender e amar os outros. Nisso se revela carregada de humanismo. Caso contrário, caímos no legalismo, que nos desvia do essencial: a vivencia do amor gratuito, oblativo, expansivo…

Rezemos: Senhor, livra-me do legalismo que escraviza e dá-me a liberdade de amar.

O Senhor nos abençoe e guarde. (JLF)

Do Fim Do Mundo, Dos Sinais Que O Precederão

“Do Fim Do Mundo, Dos Sinais Que O Precederão” 

Escrito por um autor renomado, este livro vai além de uma análise superficial e traz uma abordagem profunda e bem fundamentada sobre as profecias que cercam o fim dos tempos. Com uma linguagem clara e acessível, o autor oferece uma visão abrangente das profecias bíblicas e da tradição católica sobre os eventos que antecederão o fim do mundo.

Este livro não é apenas uma fonte de informação sobre as profecias, mas também é uma ferramenta útil para quem quer se preparar para o futuro incerto. Ao entender as profecias, podemos nos preparar para o que está por vir e tomar decisões que nos ajudem a enfrentar os desafios do futuro.

Além disso, “Do Fim Do Mundo, Dos Sinais Que O Precederão” é um livro que vai além do sensacionalismo e do medo. O autor nos convida a refletir sobre a importância da fé, da esperança e da caridade em um mundo cada vez mais conturbado e incerto.

Se você está procurando um livro que traga um olhar profundo e reflexivo sobre as profecias católicas e o fim do mundo, então não deixe de adquirir “Do Fim Do Mundo, Dos Sinais Que O Precederão”. Você não vai se arrepender!

 
[MEC id=”398130″]

Tags: