Homilia – “Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará” Lc 9, 22-25

Homilia – “Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará” Lc 9, 22-25

Quaresma 2026

Homilia – “Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvaráLc 9, 22-25

Moises orienta seu povo a obedecer aos mandamentos do Senhor e que eles estejam escritos no coração. O povo deve fazer uma escolha determinante: ter Deus por companheiro ou perder-se na estrada. Aprender a escolher a vida e jamais a morte. É feliz quem a Deus se confia! E Jesus também propõe uma escolha, perder ou reter a vida. Perder a vida é sair egocentrismo, que se apega ao conforto e ao status quo à todo custo.

O caminho do discípulo é seguir Jesus até as últimas consequências. E nos alerta que o seguir é comprometer-se com a cruz. Não é fácil assumir a cruz diariamente e nem seguir alguém que não propõe sucessos e aplausos. É aprender a renunciar ao conforto, à segurança e a riqueza.

Seguimento sem cruz, é caminho incerto

Deixar-se seduzir por Jesus é sair da visão estreita, atrofiada, egocentrada de nós mesmos. O seguimento deve ser o eixo central de nossa vida, alinhando nossas afeiçoes e potencialidades, para que encontrem seus lugares, estabelecendo uma experiência de paz.

Seguimento e cruz se implicam mutuamente. Seguimento sem cruz, é caminho incerto. E cruz sem seguimento é insensatez. Escolher a cruz, é saber ocupar-se com o serviço, o último lugar. Uma lógica estranha: saber perder por amor, como Jesus fez.

A cruz é consequência de nossa opção em favor do Reino. Ela não nasce de resignação, mas do compromisso de viver a fidelidade ao Pai. Não basta carregar a cruz, a novidade é carrega-la como Jesus a carregou, como sinal de amor e de entrega.

Jesus não propõe o impossível. Sua proposta aponta para algo mais glorioso; passar pela cruz e despontar na Ressurreição. Ele não pretende negar nossa autonomia, mas convida a orientar nossas forças e valores na direção do Reino. A quaresma é tempo de renovar nosso compromisso com o projeto de Jesus.

REZAR E MEDITAR O EVANGELHO

A Quaresma mais uma vez vem até nós, como um grande momento de oração. Com Jesus aprendemos que perder é ganhar. Toda a sua vida foi um doar tudo, afim de ser tudo para todos. Apontando para o desfecho de sua vida, Ele deixa claro para todos: amar sempre, até a cruz. “Quem quiser salvar a sua vida, vai perde-la, mas quem perder a sua vida por minha causa, vai salvá-la” (Lc 9, 24). É preciso configurar a nossa vida a Cristo. O discipulado de Jesus exige de nós renuncia pessoal e compromisso com a proposta do evangelho.

Rezemos

Senhor, dá-nos a graça de desvencilhar do egoísmo e tudo o que impede de aceitar o seguimento e a cruz. Conscientes de que estamos no caminho certo.

O Senhor nos abençoe e guarde.