Homilia | Quem não é contra nós é a nosso favor| Mc 9,38-40
A intolerância e a mesquinhez acabam fazendo parte da vida dos discípulos ao longo dos tempos. Jesus mostra que sua proposta, O Reino, tem como meta incluir todas as pessoas, sem exceção. É preciso valorizar os gestos de fazer o bem, que embora pequenos, são sinais de acolhida e precisam ser valorizados.
Jesus, sua graça, seu poder, sua força, não podem ficar confinados num grupo apenas. Há muitos corações bondosos que não fazem parte do nosso grupo e, no entanto, suas vidas são retas e coerentes. Não podemos ser mesquinhos e intolerantes.
A resposta de Jesus diante da reclamação dos discípulos é surpreendente: “Quem não e contra nós, está a nosso favor”. O que Jesus mais deseja é que o bem cresça e atinja a vida de todos. Não nos incomodemos com o bem que os outros fazem. Não proibiremos, eles estão a nosso favor, é sinal do Reino.
O discípulo se caracteriza pela abertura de coração e pela tolerância. Aprendamos com Jesus; sua postura é sempre, acolhida. Aprender a amar o diferente.
Rezemos
Senhor, dá-me um coração aberto e tolerante, para saber valorizar os gestos de boa vontade de cada um.
Hoje celebramos a festa de Santa Rita de Cassia. Nasceu na Itália, (Rocaporena) em Cássia, no ano de 1381. Seu grande desejo era consagrar-se à vida religiosa. Mas, foi entregue em matrimônio para Paulo Ferdinando.
Tiveram dois filhos, e ela buscou educá-los na fé e no amor. Eles foram influenciados pelo pai, um homem difícil e violento; entregue aos vícios, e seus filhos o acompanharam.
Rita sofria, rezava muito, sempre deu bom exemplo a eles. Passou por um grande sofrimento ao ver o marido ser assassinado, depois de sua conversão. E ao descobrir que os filhos pensavam em vingar a morte do pai. Com um amor heroico, suplicou a Deus que os levasse antes que cometessem esse pecado. Pouco tempo mais tarde, os dois filhos morreram depois de prepara-los para o encontro com Deus.
Sem o marido e sem os filhos, Santa Rita entregou-se à oração, penitência e obras de caridade e tentou ser admitida no Convento Agostiniano em Cássia, fato que foi recusado incialmente. No entanto, não desistiu, manteve-se em oração, pedindo a intercessão de seus patronos – São João Batista, Santo Agostinho e São Nicolau de Tolentino – e milagrosamente foi aceita no convento. Isso aconteceu por volta de 1441.
A santa de hoje viveu os impossíveis de sua vida se refugiando no Senhor. Era uma esposa santa, tornou-se uma viúva santa e depois uma religiosa exemplar. Ela recebeu um estigma na testa, que a fez sofrer muito devido à humilhação que sentia, pois cheirava mal e incomodava os outros. Por isso teve que viver resguardada.
Morreu com 76 anos, após dura enfermidade que a fez padecer por 4 anos. Hoje intercede pelos impossíveis de nossa vida. Santa Rita de Cássia e dos impossíveis, rogai por nós!
O Senhor nos abençoe e guarde. (Mons. JLF)
Produtos
Leitura
Mais conteúdo
No coração das nossas pregações, encontra-se uma profunda dedicação a explorar e compartilhar reflexões inspiradoras sobre as Escrituras, atendendo tanto a fiéis quanto a líderes religiosos que buscam aprofundar sua fé e prática. Primeiramente, o site se destaca por sua abordagem única, oferecendo pregações ricas que, sem dúvida, tocam o coração e o espírito de quem as lê.
Telegram
Certamente, a jornada espiritual é enriquecida quando compartilhada, e é com essa premissa que convidamos você a se unir ao nosso canal do Telegram, Liturgia Católica. Primeiramente, ao inscrever-se, você não apenas ganha acesso a uma fonte inesgotável de inspiração diária, mas também se torna parte de uma comunidade vibrante que visa crescer e evoluir na fé.
Youtube
Com efeito, ao adentrarmos no vasto universo da fé, encontramos não apenas desafios, mas também inúmeras fontes de inspiração e aprendizado. Nesse sentido, convidamos você, com grande entusiasmo, a visitar e explorar o nosso canal no YouTube, Liturgia Católica. Primeiramente, é importante destacar que, ao se inscrever em nosso canal, você não só terá acesso a um conteúdo profundamente enriquecedor, mas também se juntará a uma comunidade dedicada à reflexão e ao crescimento espiritual.
Nosso perfil é um convite aberto para explorar a riqueza da fé católica mediante imagens que falam ao coração, reflexões que desafiam o espírito e orações que unem a comunidade. Ademais, é uma oportunidade única de conectar-se com uma rede de fiéis engajados em viver e compartilhar o evangelho de maneira autêntica e transformadora.
Aplicativos Android
Ao instalar nossos aplicativos, você terá ao alcance das mãos recursos valiosos que promovem a reflexão, o aprendizado e a oração diária, facilitando o acesso a uma vasta gama de conteúdos inspiradores que falam diretamente ao coração e à alma. Além disso, nossos aplicativos são projetados para serem espaços de acolhimento e partilha, onde cada usuário é convidado a explorar a profundidade da fé católica em seu próprio ritmo e de maneira interativa.