
Homilia – “Quem não é contra nós é a nosso favor”. Mc 9, 38-40
Homilia – “Quem não é contra nós é a nosso favor”. Mc 9, 38-40
Ninguém tem exclusividade da graça e nem o monopólio da verdade e do bem. Devemos descobrir as Sementes do Verbo que são encontradas em lugares surpreendentes. Devemos julgar sempre com generosidade, nosso ponto de partida é sempre o amor.
Os discípulos foram contaminados por uma mentalidade estreita, tornando-se um empecilho para compreender que todos têm o direito de fazer o bem. E mais, fazer o bem em nome de Jesus.
Jesus tem uma visão abrangente da prática do bem. Seu pensamento é claro: dificilmente uma pessoa faria o bem em seu nome, para em seguida, falar mal dele. Se a pessoa invoca o seu nome para ajudar alguém é sinal de que está em comunhão com Ele e se dispôs a segui-lo, mesmo sem participar do grupo restrito dos discípulos: “Quem não é contra nós, está a nosso favor”.
O discípulo deve ter largueza de mente e de coração para reconhecer fraternalmente quem se coloca a serviço da vida, cuidando dos outros, até mesmo sem se dizer cristão. “A sabedoria dará o tesouro da ciência e a compreensão da justiça” (Eclo. 4, 21). A prática do bem é sinal da sua abertura a ação do Espirito. Caso contrário, jamais venceria o egoísmo e nem se preocuparia com o irmão sofredor.
Assim os limites da comunidade dos discípulos de Jesus são alargados: quem faz o bem e leva a vida em abundância aos outros, é aliado de Jesus e seu Reino.
Rezemos
Senhor, dá-me a largueza de coração e a sabedoria para reconhecer como irmãos, aqueles que fazem o bem. Que eu seja generoso.
O Senhor nos abençoe e guarde.