Homilia – “Quem é este a quem até o vento e o mar Obedecem”. Mc 4, 35-41
Homilia – “Quem é este a quem até o vento e o mar Obedecem”. Mc 4, 35-41
Nossa vida é marcada pela graça divina e também pelas nossas fraquezas. Tantas vezes os problemas que enfrentamos oprimem e nos enchem de medo. O Rei Davi, na sua fraqueza, pecou; cometeu o adultério. Arrependido, a misericórdia do Senhor o perdoou, e assumiu tristemente as consequências: “Criai em mim um coração que seja puro, dai-me um espírito decidido e a alegria de ser salvo”.
Os discípulos ficaram com medo no meio de uma grande tempestade. Na vida devemos avançar e caminhar com Jesus para o futuro. A travessia não é fácil. À noite, o mar e a tempestade compõem o quadro sombrio desta travessia, apresentando a fraqueza humana e a bondade de Jesus que carrega a serenidade divina.
A tempestade e as ondas se lançam contra o barco e criam uma espécie de caos entre os discípulos. Perderam o controle da situação, devido ao medo e as incertezas que enfrentamos na vida. E Jesus estava “dormindo no barco, sobre um travesseiro”. Foi acordado pelos gritos dos discípulos que clamam para superar o medo: “Deus ouviu o grito do seu povo e o libertou”. Ele levantou-se e repreendeu o mar.

Escolhas
O mar é símbolo do medo. Jesus se colocou em ação; acalmou o mar e a tempestade, venceu o medo e a dor. O perigo e a falta de fé do grupo, foram vencidos. Os discípulos, ainda, não tinham uma visão clara do poder de Jesus e de sua autoridade.
Pessoas medrosas e inseguras tem dificuldades para abraçar o projeto de Jesus. Quem escolhe o amor será vítima dos egoístas, e quem está convencido de ser justo acaba ficando na mira dos injustos e desonestos. Do mesmo modo, quem busca ser verdadeiro enfrenta a mentira e a fraude. Isso pode gerar instabilidade na vida dos discípulos.
Jamais faltarão tribulações. Mas a certeza de ter consigo a presença de Jesus será o caminho para superar o receio de não perseverar. A tribulação põe a prova, mas a fidelidade dá a vitória. É Jesus que acalma o mar!
Rezemos
Senhor, diante das dificuldades da vida, que jamais esqueça: Jesus está sempre comigo e acalma o mar! Segura na mão de Deus e vai….
Hoje, lembramos São João Bosco (Itália, 1815-1888), presbítero e fundador da Família Salesiana. Enfrentou muitas dificuldades, mas venceu com o auxílio do Espírito Santo. Colocou suas forças e recursos em favor da educação da juventude.
O Senhor nos abençoe e guarde.

