Homilia | Que todos sejam um… aperfeiçoados na unidade Jo 17 20-26
Homilia | Que todos sejam um… aperfeiçoados na unidade Jo 17 20-26
A oração de Jesus não abrange apenas os apóstolos, inclui todos os que creem em Jesus. Ele reza por nós, sua prece atravessa os séculos e atinge as pessoas de todos os tempos.
À medida que conhecemos o Pai, ficamos cientes do amor do Pai pelo Filho e do amor do Filho pelo Pai. Jesus deseja que todos estejam com Ele, onde Ele estiver, e participem de sua glória e do Pai.
Jesus insiste que todos formem uma unidade com Ele e o Pai. Unidade que supõe a prática do amor, um amor incondicional, sem mescla de egoismo: “Se vocês tiverem amor uns aos outros, todos vão reconhecer que são meus discípulos” (Jo 13, 35).
O testemunho dessa comunhão entre nós e com Deus é que atrai novos seguidores para a comunidade de Cristo.
A preocupação com a unidade está sempre presente nas comunidades. O perigo da desunião e o vírus do egoísmo agem sem parar. Quando não combatidos, provocam estragos irremediáveis.
A unidade consiste em espelhar-se na unidade do Pai e do Filho: “Sejam um, como nós somos um”. Esta comunhão é sustentada pelo Espírito Santo. Ela supõe a pratica do amor. Recomendava São João XXIII: “Comecemos pelas coisas que nos unem”.
Rezemos: Senhor, quero buscar a unidade, viver em comunhão, como vivem o Pai e o Filho, na força do amor que é dom do Espírito Santo.
O Senhor nos abençoe e guarde. (JLF)