HOMILIA – O Filho do Homem será entregue nas mãos dos homens

HOMILIA – “Prestem atenção no que eu ou dizer: O Filho do Homem será entregue nas mãos dos homens”. Lc 9, 43-45

 

 

Pela segunda vez, Jesus avisa os discípulos sobre seu fim trágico. Esta informação não entra na cabeças dos discípulos. Esse tipo de anuncio não se enquadra naquilo que eles esperam de Jesus.

 

Os discípulos não conseguem conciliar poder com fraqueza: como pode cair “nas mãos dos homens”, aquele que expulsa as forças malignas? Para eles era incompreensível essa espécie de contradição.

 

Para seguir um líder, antes precisamos conhecer seus projetos. A multiplicação dos pães, a pesca milagrosa, as curas e as próprias bem-aventuranças criaram um estado de ânimo favorável a Jesus.

 

Mas era preciso acrescentar outra dimensão: o sofrimento. Isso eles não compreenderam e tinham medo de perguntar. Suspeitavam que a resposta viesse desestabilizá-los ainda mais. Seguir Jesus é caminhar a luz da fé. E não podemos ter medo de dar os passos necessários.

 

Os discípulos foram desafiados a abrir mão de seus esquemas e pensar como Jesus. Este processo foi penoso, mas sem a disposição de pensar como Jesus, o discipulado fica inviabilizado.

 

O passo da fé exige a postura previa do conhecimento e da aceitação do caminho, só então, é possível reconhecer no crucificado, o Messias, o Filho querido do Pai. Os discípulos só entenderão o ensinamento com clareza, após a ressurreição quando Jesus abrir a inteligência deles para compreenderem as Escrituras: “Está escrito que o Messias, tinha que sofrer e ressuscitar dos mortos no terceiro dia” (Lc 24, 45).

 

Rezemos: Senhor, abra a minha mente e coração para compreender o ensinamento. Quero ser obediente ao Pai no despojamento necessário.

 

O Senhor nos abençoe e guarde.

 


 

 

[MEC id=”398126″]