Homilia | “Pôs-se a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém” | Lc 2, 36-40
Homilia | “Pôs-se a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém” | Lc 2, 36-40
Hoje a reflexão se dá a partir do encontro do Menino Jesus com a profetisa Ana, uma mulher de vasta experiência e uma vida religiosa intensa.
Ana se pôs a louvar a Deus e falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. Ana, semelhante a Simeão, enxerga no menino o Messias, o Filho de Deus, e o anuncia com a certeza de uma pessoa firme na fé.
A atitude de Ana vem completar a surpresa dos pais de Jesus que, a cada dia, vão tendo a certeza de que ele está predestinado. Mesmo assim eles não mudam em nada a rotina da vida. Retornam para a normalidade da vida e formam o menino dentro de uma família como qualquer família religiosa.
Nisto a família de Nazaré, Jesus, Maria e José, tem muito a nos ensinar. No contexto familiar o menino cresce e se torna forte, cheio de sabedoria. O texto encerra dizendo que “a graça de Deus estava com ele”. A fidelidade às coisas de Deus nos faz, a exemplo de Jesus crescer e nos tornar fortes, cheios de sabedoria.
João na Primeira Leitura, dirigindo a todos, pais, filhos, jovens, adultos, exorta que não se prendam às coisas do mundo, mas às coisas de Deus. Amar a Deus é não dar tanta importância às coisas passageiras deste mundo, prender-se a isso, é não ver o essencial das coisas de Deus.
Rezemos: Senhor, que eu posso contemplar a divindade de Jesus que resplandece na tua humanidade.
Deus abençoe você e sua família! Assim como abençoou a família de Nazaré…
JLF
[MEC id=”398125″]