Homilia – “Porque você não depositou o meu dinheiro no banco?” Lc 19, 11-28

Homilia- Por quê você não depositou o meu dinheiro no banco?

Homilia – “Porque você não depositou o meu dinheiro no banco?” Lc 19, 11-28

 

 

 

 

 

 

Homilia – “Porque você não depositou o meu dinheiro no banco?” Lc 19, 11-28

 

 

Na Parábola que ouvimos, cada um recebeu de Deus dons e talentos que devemos aprender a partilhar e multiplicar. Lembra: Um homem nobre (Jesus) viaja para um país distante (casa do Pai) para conseguir o título de rei (sua morte) e volta depois (ressurreição) para o julgamento. O povo não aceita o Messias: “Não queremos que esse homem reine sobre nós”. O final da parábola insinua um final trágico para os ingratos.

 

Os empregados que multiplicaram as moedas e apresentaram os resultados esperados, foram recompensados. O empregado medroso e preguiçoso, nada produziu. Foi reprovado, enterrou seus dons.

 

Deus procura em nós os frutos, as boas obras, com base nas qualidades que Ele mesmo nos concedeu. A vida, a saúde, a inteligência, a família, a comunidade são dons que nos foram doados. Não podemos assumir de forma egoísta e guardar só para nós. Precisamos afastar o perigo da omissão. Os dons precisam ser partilhados, um dia prestaremos contas…

 

A sentença conclusiva é um programa para os membros da comunidade cristã: “A todo aquele que tem, lhe será dado…”. No Reino de Deus, quem “produz” tem dentro de si o tesouro, a perola; quem não “produz”, está vazio por dentro.

 

Rezemos:

Senhor, quero fazer sempre o bem, porque é o único modo de multiplicar os dons recebidos. Quero sempre amar e servir.

Santa Cecilia, patrona dos músicos, rogai por nós!

O Senhor nos abençoe e guarde. (JLF)

 

 

 

author avatar
Editor
Como Editor do site Homilias, minha paixão é compartilhar reflexões inspiradoras e edificantes com a nossa comunidade. O meu objetivo é proporcionar conteúdo de qualidade que possa nutrir sua fé, fortalecer sua conexão com Jesus Cristo e oferecer perspectivas enriquecedoras para enfrentar os desafios do dia a dia. Acredito no poder transformador das palavras do Evangelho e na capacidade das homilias de tocar corações e transformar vidas! Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Tags: