Homilia – “Porque você não depositou meu dinheiro no banco?”. Lc 19, 11-28

Homilia – “Porque você não depositou meu dinheiro no banco?”. Lc 19, 11-28

JLF - QUARTA

Homilia – “Porque você não depositou meu dinheiro no banco?”. Lc 19, 11-28

A parábola dos talentos é uma chave para compreender o tempo e o sentido do tempo presente. Cada momento é tempo de fazer frutificar os dons recebidos de Deus, a quem prestaremos contas dos dons recebidos.

É uma maneira de compreender a vida de forma positiva, porque leva o discípulo a se engajar na prática do amor, dando o máximo de si. Saberá aproveitar cada momento para fazer o bem, tendo a sensatez de não cruzar os braços e nem se intimidar diante dos obstáculos.

Na presente parábola o servo preguiçoso, cumpriu a Lei, guardou o dinheiro e não foi desonesto. Mas Jesus vai lembrar a comunidade que não é suficiente apenas cumprir a Lei.

Jesus pede um pouco mais e vai lembrar: “vocês ouviram o que foi dito… eu porem digo a vocês…” (Mt 5, 21ss). É preciso um empenho total, de corpo e alma. Apenas observar a Lei, não justifica ninguém. Cada um deve produzir de acordo com a sua capacidade, nada a mais que isso.

Contudo, não podemos nos permitir ficar paralisados por medo ou acomodação. No final, seremos cobrados e prestaremos contas dos dons que recebemos. “A quem muito foi confiado, muito mais será exigido” (Lc 12, 48)

São Pio de Pietrelcina Amazon

Roque Gonzales

Admiráveis também foram os Santos Roque Gonzales, padre paraguaio; Afonso Rodriguez e João del Castillo, padres espanhóis. Doaram suas vidas como “mártires das reduções jesuítas”, na defesa dos irmãos que estavam sendo explorados e foram martirizados. A exemplo deles, depositemos nossa esperança no Senhor e lhe sejamos fieis e firmes na fé que abraçamos. Santo Roque Gonzales, Santo Afonso Rodrigues, São João del Castillo, roguem a Deus por nós!

Rezemos: Senhor, quero aproveitar cada momento da vida para fazer o bem, único modo de fazer frutificar os dons recebidos.

O Senhor nos abençoe e guarde.