Homilia | “…porque para isso é que eu fui enviado” Lc 4,38-44

Homilia | “…porque para isso é que eu fui enviado” Lc 4,38-44

 

 

 

 

 

Homilia | “…porque para isso é que eu fui enviado” Lc 4,38-44

 

 

Homilia | "...porque para isso é que eu fui enviado" Lc 4,38-44
Homilia | “…porque para isso é que eu fui enviado” Lc 4,38-44

 

 

 

 

 

Eu devo anunciar a Boa-Nova do Reino de Deus
também a outras cidades,
porque para isso é que eu fui enviado

 

 

 

Queridos irmãos e irmãs em Cristo,

 

Ao nos depararmos com o Evangelho de Lucas, somos convidados a refletir sobre a compaixão, o poder e a missão de Jesus. Este trecho nos revela não apenas a divindade de Jesus, mas também sua humanidade e seu desejo profundo de curar e restaurar.

 

Começamos com a cena na casa de Simão, onde a sogra dele está sofrendo com uma febre alta. Não é apenas uma descrição de uma cura física, mas simbolicamente, representa todos nós em nossos momentos de fraqueza, doença e desespero. E o que Jesus faz? Ele não oferece palavras vazias ou gestos simbólicos. Ele se inclina sobre ela, entra em seu espaço de sofrimento, e a cura. Esta é a natureza de nosso Salvador – Ele se inclina sobre nós em nossos momentos mais difíceis, nos toca e nos traz de volta à vida.

 

Mas a cura não termina aí. A sogra de Simão, uma vez curada, “se levantou e começou a servi-los”. Aqui, vemos a resposta adequada à graça de Deus. Quando somos tocados e transformados por Jesus, somos chamados a servir, a dar, a amar. A cura não é apenas para nosso próprio benefício, mas para que possamos ser instrumentos de amor e serviço para os outros.

 

O evangelho continua com uma série de curas. Pessoas de todos os lugares trazem seus doentes para Jesus. E Ele, com compaixão e amor, cura a todos. Mas, entre essas curas, algo notável acontece. Os demônios reconhecem Jesus e proclamam: “Tu és o Filho de Deus“. Mesmo as forças das trevas reconhecem a autoridade e a divindade de Jesus. E, no entanto, Jesus não busca reconhecimento ou elogios. Ele silencia os demônios, porque Sua missão não é sobre proclamação, mas sobre ação – sobre trazer o Reino de Deus à Terra.

 

Ao amanhecer, Jesus, em Sua humanidade, busca um momento de solidão, um lugar deserto para orar e se conectar com Seu Pai. Mas as multidões o procuram, ansiando por mais de Seus ensinamentos e curas. E Jesus, em Sua resposta, nos revela Sua missão: “Eu devo anunciar a Boa-Nova do Reino de Deus também a outras cidades, porque para isso é que eu fui enviado”. Jesus veio para todos, para cada canto da Terra, para cada coração que anseia por esperança e redenção.

 

Queridos irmãos e irmãs, este evangelho nos convida a refletir sobre nossa própria resposta a Jesus. Ele se inclinou sobre nós, nos tocou e nos curou de inúmeras maneiras. Como respondemos a esse amor? Estamos prontos para servir, para anunciar a Boa-Nova, para sermos instrumentos de Sua paz e amor no mundo?

 

Que possamos, inspirados por este evangelho, abrir nossos corações à ação transformadora de Jesus em nossas vidas e sermos portadores de Sua luz e esperança para todos aqueles que encontramos.

 

Amém.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aplicativo Android

Surpreenda-se com um aplicativo completo para o público católico.

Gratuito, Surpreendente, Interativo!

 

Aplicativo Homilias

 

Instale agora

 

 

 

 

 

 

MAIS CONTEÚDO

 

▶  SITE HOMILIAS 

 

▶  PRODUTOS CATÓLICOS 

 

▶  TELEGRAM

 

▶  YOUTUBE

 

▶  INSTAGRAM

 

▶  CLUBE DE LEITURA

 

▶  APLICATIVOS ANDROID

 

 

 

[MEC id=”398130″]

 

 

 

 

 

 

 

Tags: