HOMILIA – “…ou está com inveja porque estou sendo bom?” Mt 20, 1-16
“O Reino dos Céus é como o proprietário que saiu de madrugada para contratar trabalhadores… combinou com os trabalhadores uma diária e os mandou para vinha… no final do dia, foi acertar as contas e alguns murmuraram, porque pensaram que iam receber mais… Ele respondeu: eu quero dar a este último o mesmo que dei a você… ou está com inveja porque estou sendo bom?” Mt 20, 1-16
Do ponto de vista da economia, talvez os operários da primeira hora tivessem razão de reclamar. Jesus quer mostrar que a lógica do Reino é diferente da lógica do mundo. Todos têm o mesmo direito de participar da bondade e da misericórdia divina, que superam tudo aquilo que nós consideramos justiça.
Muitos pensam que o Reino é só deles e não compreendem o zelo de Jesus pelos publicanos e pecadores e nem a grandeza da misericórdia divina. No Reino de Deus não deve haver ciúmes. Quem se julga ter mais mérito que os outros deve aprender que o Reino é dom, é gratuidade, e acabam arriscando-se a serem os últimos.
Trabalhar na vinha é um privilégio. Deus não precisa de nós, mas nos associou a seu trabalho. Nunca é tarde, pois podemos ser convidados a participar em qualquer momento do dia e da vida. As portas do Reino estão sempre abertas. A salvação é graça! Somos salvos pelos merecimentos de Jesus.
Jesus age de forma inesperada e frustra as expectativas dos ambiciosos. Recompensa a todos igualmente, acolhe com solicitude e misericórdia. No Reino não há privilegiados, não importa a raça, a nação, a idade, os títulos, as posses, o tempo de pertença… O que conta é a intensidade do compromisso com Cristo e com seu projeto, o Reino.
Rezemos: Senhor, quero compreender e viver esse zelo amoroso. Somos todos iguais, com a mesma dignidade. Não quero ser ciumento e nem julgar o outro.
O Senhor nos abençoe e guarde.
[MEC id=”398126″]