Homilia – “Os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus”. Mt 18, 1-5.10

Homilia – “Os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus”. Mt 18, 1-5.10

Homilia – “Os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus”. Mt 18, 1-5.10

Quem não gostaria de ter alguém de inteira confiança ao seu lado, pronto para atender a qualquer hora do dia ou da noite, seja em que situação estiver? Quem não desejaria ter a todos instante junto de si alguém capaz de defender dos perigos e, ao mesmo tempo, disposto a animar, fortalecer e estimular nas horas de provação?


Pois bem, em sua infinita bondade e misericórdia para com o gênero humano, Deus destinou para cada pessoa um Anjo da Guarda, que constantemente olha, protege e cuida de nós e do seu povo.

“O Senhor deu uma ordem aos seus anjos, para em todos os caminhos te guardarem… Nenhum mal há de chegar perto de ti, nem a desgraça baterá a tua porta; pois o Senhor deu uma ordem a seus anos para em todos os caminhos te guardarem” (Sl 90).

Na primeira Leitura diz o Senhor: “Vou enviar um anjo que vai a tua frente que te guarde pelo caminho e te conduza ao lugar que preparei. Respeita e ouve a sua voz. Não seja rebelde… Se ouvires e fizeres o que eu disser…” (Ex 23, 20-23). Ele nos protegerá

São Miguel Arcanjo Amazon

O Catecismo da Igreja Católica lembra: “Desde o início até a morte, a vida humana é cercada por sua proteção e intercessão. Cada fiel é guiado por um anjo como protetor e pastor para conduzi-lo à vida”. Um grande pregador lembra: “Sejam felizes por ter amigos tão prestativos, intercessores tão fiéis, intérpretes tão caridosos”.

Louvemos a Deus por sua misericórdia e maravilhas que fez a nosso favor. Ele inclina o seu coração para os seus filhos. É solícito, cuide de nós. Enviou seu Filho para nos salvar. Infunde em nós o seu Espírito e promete que o veremos face a face… envia os seus anjos e confia-nos a sua guarda, solicita que sejam nossos cuidadores e professores.

Sejamos agradecidos por sua bondade, confiança e proteção. Não podemos ser ingratos. E como reconhecimento e gratidão, paguemos com amor tanto quanto pudermos o quanto devemos. Pois, somos amados e honrados e nada mais justo que retribuir igualmente. Amemos nossos Anjos da Guarda e com eles estabeleçamos uma relação próxima e intima. Basta se deixar conduzir por eles, e habitaremos no céu… os Anjos nos guardarão nos caminhos e nossos pés não tropeçarão… Nem o mal nem flagelo se aproximarão… (Sl90).


Somos também, de alguma maneira, anjos da guarda. Vamos aprender com os Anjos da Guarda a amar e cuidar da vida daqueles que estão a nossa volta.

Invoquemos a todo momento o cuidado e a intercessão dos Anjos da Guarda, dizendo esta conhecida oração: “Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, já que a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, guarde, governe e ilumine. Amém!

O Senhor nos abençoe e guarde!