Homilia | Os parentes de Jesus foram detê-lo, porque diziam: Ele ficou louco | Mc 3, 20-21
Homilia | Os parentes de Jesus foram detê-lo, porque diziam: Ele ficou louco | Mc 3, 20-21
Jesus é procurado pelas multidões, porque lhes dedica tempo e atenção, sua atividade era intensa. As multidões não davam sossego para Jesus e os seus discípulos. Muitos pensavam que Ele estava perturbando a ordem social daqueles povoados e vilarejos.
Entenderam que era preciso fazer alguma coisa para deter Jesus e por fim nessa situação. A família sente-se na responsabilidade de intervir e parar aquela movimentação e as discussões com outros grupos religiosos, como os fariseus, pondo sua vida em risco e também dos discípulos.
A pratica de Jesus se choca com o senso comum. Ele busca o ser humano nas suas diversas situações, ainda que para isso precise contrariar as Leis. Isso desperta a ira das autoridades religiosas e políticas. Mas o povo o procura, pois percebe nele algo novo.
Os parentes não entenderam a novidade que Jesus veio implantar. Ele não estava louco, estava dando conta da missão que o Pai lhe confiou. Eles não entenderam a sua missão. Ser fiel a Deus exige firmeza.
Realizar a vocação não cabe dentro dos critérios meramente humanos. “Quem não toma a sua cruz, não pode ser meu discípulo”. O Evangelho sempre provoca essa reação: as mudanças nas estruturas envelhecidas e as incompreensões da parte de muitos, até dos mais próximos. Quem se preocupa demais com o que os outros pensam, deixa de realizar a missão que o Pai lhe confiou.
Rezemos: Senhor, peço a fidelidade e a perseverança na missão. Que nossas famílias não sejam impedimentos para o serviço ao Reino de Deus, mas apoio e incentivo.
O Senhor nos abençoe e guarde.
EVANGELHO
Os parentes de Jesus diziam que estava fora de si.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 3,20-21
E de novo se reuniu tanta gente
que eles nem sequer podiam comer.
os parentes de Jesus saíram para agarrá-lo,
porque diziam que estava fora de si.