Homilia | Os olhos deles se abriram – Lc 24, 13-35

Homilia | “Fique conosco, pois já é tarde… estando a mesa, tomou o pão, abençoou, partiu e deu a eles… os olhos deles se abriram… se levantaram e foram a Jerusalém… diziam: “Realmente o Senhor Ressuscitou e apareceu a Simão”. Lc 24, 13-35

A teologia pode aquecer o coração, mas é o amor que transforma. É a ocasião para Jesus se revelar. Homilia: Os olhos deles se abriram - Lc 24, 13-35 ⛪
A teologia pode aquecer o coração, mas é o amor que transforma. É a ocasião para Jesus se revelar. Homilia: Os olhos deles se abriram – Lc 24, 13-35 ⛪

 

 

Homilia | Os olhos deles se abriram – Lc 24, 13-35

O caminho de Emaús passa defronte a nossa casa. É um longo caminho. Há manhãs cheias de solidão, quando nossos sonhos desaparecem, quando nada mais esperamos. 

O Senhor se põe a caminhar conosco. Como um Estranho Caminhante se aproxima e nos ensina a reler a história de nossa vida, e descobrimos que ele estava presente em todos os momentos. Se preocupa com nossas dores e alegrias. Da resposta aos nossos anseios. A Palavra ilumina nossa caminhada.

A teologia pode aquecer o coração, mas é o amor que transforma. Quando os dois discípulos convidam o Estranho a entrar em sua casa e ao repartir o pão, seus olhos se abrem. É a ocasião para Jesus se revelar.

É no pão repartido de nossas mesas, é no pão repartido da Eucaristia, que a nossa fé brilha. Jesus se dá a nós! E os discípulos com o coração ardendo em fé e amor, em plena noite retornam a Jerusalém. 

A força da Ressurreição gera a missão. Da comunhão com Deus, brota a autêntica missão. E em Jerusalém, os discípulos, reencontram os irmãos e testemunham: “Realmente o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão…”

Neste episódio é realçado para nós dois elementos fundamentais da Celebração Eucarística: a Palavra e a Eucaristia. A Eucaristia faz arder o coração do discípulo e o projeta para a missão.

Rezemos: Senhor, aqueça nosso coração com a Palavra e a Eucaristia e ajuda-nos assumir com alegria a nossa missão e não desanimar diante das dificuldades.

O Senhor nos abençoe e guarde. (JLF)

Obra mais famosa de São Josemaria Escrivá, Caminho rapidamente converteu-se num clássico da literatura espiritual, numa “Imitação de Cristo dos tempos modernos”, como alguns o qualificaram.
Obra mais famosa de São Josemaria Escrivá, Caminho rapidamente converteu-se num clássico da literatura espiritual, numa “Imitação de Cristo dos tempos modernos”, como alguns o qualificaram. Esta edição de bolso é ideal para aqueles que terem ter estes pontos de meditação sempre ao seu alcance, para que cresçam, como sempre desejou seu autor, num espírito de contemplação no meio do mundo.

Homilias diárias - junho de 2023: de acordo com o Calendário Litúrgico da Igreja Católica

[MEC id=”398130″]

Tags: