
Homilia – Os cachorrinhos debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair”. Mc 7, 24-30
Homilia – Os cachorrinhos debaixo da mesa, comem as migalhas
O evangelho de hoje descreve um testemunho de fé. Jesus vai descansar numa região estrangeira. Hospeda-se numa casa, com uma família do lugar, sem preconceito de religião ou raça, rompendo um tabu judaico que impedia de relacionar-se com outros povos. Ensina que todos os povos são iguais.
Uma mulher cananeia procura Jesus e ajoelha-se diante dele, implorando que “expulse o demônio de sua filha”. Esta atitude humilde, fervorosa e confiante obtém o favor. Carrega uma fé elogiada por Ele.
A atitude dessa mulher estrangeira contrasta com a atitude das autoridades judaicas, dos conterrâneos e até dos familiares de Jesus. Ela reconhece em Jesus, a salvação para a situação desesperadora de sua filha. Sua insistência garantiu que o seu pedido fosse atendido.
A ação de Jesus que curou a menina, diminui a distância entre os povos. Não precisa que uns comam primeiro e depois os outros; todos podem comer na mesma mesa e saciar-se ao mesmo tempo, basta respeitar e repartir de modo igualitário.
O Evangelho não encontra boa acolhida entre os seus, mas encontra aceitação entre os estrangeiros. Onde Jesus é aceito, a libertação acontece. Devemos aprender a não julgar as pessoas a partir do que vemos ou pensamos. Deus vê diferente, porque olha para o coração.
Estamos a serviço de todos, sem distinção. A raça ou a cultura são irrelevantes, quando se trata de anunciar e construir o Reino. Não podemos recusar fazer o bem a ninguém.
Rezemos
Senhor, tira do nosso coração todos os preconceitos, que façamos sempre o bem. Ensina-nos a ver com o coração.
O Senhor nos abençoe e guarde.