O anjo é um representante de Deus. Ele os providenciou para nos proteger. Homilia — “Os seus anjos no céu veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus”. Mt 18, 1-5.10
Os anjos no céu
Os Anjos da Guarda são mensageiros de Deus que se manifestam em situações concretas na vida das pessoas. Enviados para nos conduzir nas encruzilhadas da vida.
As Escrituras falam com frequência do papel dos anjos que cuidam, acompanham e comunicam a mensagem de Deus às pessoas ou a um povo: “Vou enviar um mensageiro à sua frente, para que cuide de você pelo caminho…. Respeite-o e obedeça a sua voz. Não se revolte, porque ele leva o meu nome” (Ex 23, 20-21).
O anjo é um representante de Deus. Ele os providenciou para nos proteger. E nós aprendemos desde a nossa infância, a invocar com confiança e se beneficiar dessa presença.
A Igreja ensina que Deus destinou a cada pessoa um anjo que protege e acompanha ao longo do caminho. O Catecismo da Igreja Católica lembra: “A vida da Igreja se beneficia da ajuda misteriosa dos anjos” (335).
Nós também devemos ser “anjos” bons que cuidam dos demais. Na forma humana, os anjos assumem a figura de pai, mãe, sacerdote, catequista, principalmente no cuidado especial das crianças.
Rezemos
Senhor, renova nossa fé na presença e atuação dos anjos, os nossos protetores. E continuamos rezando como aprendemos com nossos pais: “Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, guarde, governe e ilumine. Amém”
O Senhor nos abençoe e guarde. (Mons. JLF)