Homilia | O Verbo se fez carne e habitou entre nós!”. Jo 1, 1-18
Homilia | O Verbo se fez carne e habitou entre nós!”. Jo 1, 1-18
É NATAL! ELE STÁ NO MEIO DE NÓS!
É com esta alegria no coração que celebramos o mistério de Deus encarnado. Olhando a fragilidade de uma criança, somos levados ao presépio buscando o sentido dessa alegria na presença divina que nos consola.
O Verbo se encarnou e foi escrito em nossa humanidade, nas palavras e gestos de Jesus. Ele veio para nos salvar, veio consolar e encher o nosso coração de esperança. É a nossa fé cristã: “Muitas vezes e de modo diversos Deus falou: outrora pelos profetas, nestes dias, falou-nos por meio do seu Filho…” (Hb 1, 1-2).
No centro de nossa fé está o ato de crer em Jesus Cristo, Filho único de Deus, concebido pelo poder do Espírito Santo e nascido da virgem Maria, como nos ensina o Credo Apostólico. O Mistério da Encarnação estabelece uma comunhão entre a divindade e a humanidade. É a ligação entre a Terra e o Céu, o homem a Deus, a história à eternidade.
Na medida em que desceu aos porões da humanidade, Jesus comunica ao ser humano, ferido pelo pecado, a alegria e a ternura da salvação. Desta forma, as pessoas reconciliam-se com Deus e recuperam sua dignidade original. É presença que ilumina e orienta os homens e mulheres decaídos e ansiosos de salvação. É possível chegar a Deus e experimentar a comunhão divina.
O Natal é um convite, para festejar essa presença, manifestada de forma única para nós. Ele está no meio de nós!
Jesus nasce, o homem renasce! No Natal alimentamos a esperança de que em cada coração há de ter mais ternura e sensibilidade para crer e fazer o mundo ser melhor, mais justo, humano e fraterno.
Seja o que for, ou como for, recomece! Natal é vida nova, é a força de Deus, do amor que se manifesta e entra na história e continua pelo ano afora…. Que a benção do Natal esteja presente em seu coração. Brilhou para nós uma luz. Jesus nasceu! Não tenham medo. Natal é alegria é vida nova!