Homilia – “O Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor: elevou os humildes”, Lc 1, 39-56
Homilia – “O Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor: elevou os humildes”, Lc 1, 39-56
Maria humildemente se colocou nas mãos de Deus e, tocada pelo Espírito Santo, concebeu e gerou Jesus para o mundo. Foi uma “escada pela qual o Filho de Deus, onde o Verbo se encarnou, e desceu entre nós. E a mesma escada conduz a humanidade ao céu”.
Hoje celebramos o desfecho da vida dessa mulher que viveu na fidelidade a Deus e no serviço à humanidade. A visitação à Isabel é um exemplo de sua vida. A necessidade de sua prima tornou-se exigência para ela. O amor a Deus em seu coração, transbordou em amor, aos necessitados. A Igreja, seguindo seu exemplo, gera Jesus para todos, vive a entrega, acredita, é missionária e servidora.
Maria sai apressadamente a caminho, a primeira missionária. Vai auxiliar Isabel, que também está grávida de João Batista e necessita de sua ajuda. É o encontro de duas mães que reconhecem a ação de Deus em suas vidas. Ficam cheias de alegria a ponto de atingir as crianças no ventre materno de cada uma.

A paz, a alegria, a esperança
Impulsionada pelo Espírito Santo, Isabel se alegra em receber a Mãe do Senhor. Declarando que Maria é abençoada, feliz, cheia de graça e da esperança do povo fiel. Acreditou e se deixou conduzir pela ação de Deus. Maria responde: O Senhor olhou para a humildade de sua serva, é sempre misericordioso, mostra a sua força, exalta os simples e rebaixa os orgulhosos, sacia os famintos e cumprirá sua promessa… Traz consigo a paz, a alegria, a esperança e a benção de Deus.
Felizes as famílias, com mães generosas e solidárias que sabem amar e socorrer. Felizes as comunidades que têm mulheres portadoras de vida e esperanças, mulheres benditas que acolhem a Palavra e transmitem fé, otimismo e acreditam num mundo melhor, e trabalham para que se torne realidade.

A terra é caminho
Maria, é a mulher amparada e protegida pelas forças divinas, enfrenta o invencível. É a mais próxima do Ressuscitado, levada ao céu… E é para lá que nós, seguindo seu exemplo, esperamos chegar. A terra é caminho que nos leva ao céu.
Hoje, também, é dedicado à vida religiosa consagrada, servidores em nossas comunidades, a exemplo de Maria. Nossas orações e parabéns!
Rezemos: Dia feliz em que a Mãe de Deus foi levada aos céus… Ave Maria…
O Senhor nos abençoe e guarde.