Homilia | “O teu Pai que vê o que está escondido, te dará a recompensa” | Por Mons. JLF
Jesus recomenda uma prática religiosa que evite a exterioridade e as manifestações públicas de piedade, pois caso contrário, seria uma religião sem consistência! Basta ao discípulo uma consciência agradável a Deus, embora nem sempre seja visto pelos outros. Adverte sobre o perigoso fermento do orgulho e da vaidade: sobretudo porque atrás de muito barulho, pode esconder uma atitude falsa.
Jesus cita como exemplo três ações: dar esmola, orar e jejuar, porquanto a esmola-caridade, visa o próximo, o jejum, tem em vista nosso comportamento, e a oração, é dirigida a Deus. São valiosas, desde que realizados com reta intenção e perdem sua eficácia quando praticado só para receber aplausos.
Elas certamente readquirem valor quando são feitas de forma discreta, humilde e amorosa para agradar a Deus, que conhece a intimidade de cada um e pode dar a devida recompensa.
A humildade é um gesto de amor a Deus e aos irmãos, principalmente porque o silêncio e a serenidade são percebidos pelo Pai. Não podemos deixar que as nossas atividades nos encham de orgulho e vaidade, porquanto, só restará um reconhecimento passageiro e quase sempre mesquinho.
Jesus pede uma nova postura, que nossas ações sejam reflexo de nosso amor e comunhão com Ele, então São Paulo lembra: “Pensem nas coisas do alto, não nas que estão sobre a terra… nossa vida certamente está escondida com Cristo em Deus” (Cl 3, 2-3).
Rezemos
Senhor, ensina-nos o caminho da humildade, evitando o perigo do orgulho e da vaidade, pois queremos amar e servir e, se for do teu agrado, receber a recompensa que lhe aprouver.
O Senhor nos abençoe e guarde. (Mons. JLF)
Mais conteúdo
No coração das nossas pregações, encontra-se uma profunda dedicação a explorar e compartilhar reflexões inspiradoras sobre as Escrituras, a fim de atender tanto a fiéis quanto a líderes religiosos que buscam aprofundar sua fé e prática. Primeiramente, o site se destaca por sua abordagem única, oferecendo pregações ricas que, sem dúvida, tocam o coração e o espírito de quem as lê.
Telegram
Certamente, a jornada espiritual é enriquecida quando compartilhada, e é com essa premissa que convidamos você a se unir ao nosso canal do Telegram, Liturgia Católica. Primeiramente, ao inscrever-se, você não apenas ganha acesso a uma fonte inesgotável de inspiração diária, mas também se torna parte de uma comunidade vibrante que visa crescer e evoluir na fé.
Youtube
Com efeito, ao adentrarmos no vasto universo da fé, encontramos não apenas desafios, mas também inúmeras fontes de inspiração e aprendizado. Nesse sentido, convidamos você, com grande entusiasmo, a visitar e explorar o nosso canal no YouTube, Liturgia Católica. Primeiramente, é importante destacar que, ao se inscrever em nosso canal, você não só terá acesso a um conteúdo profundamente enriquecedor, mas também se juntará a uma comunidade dedicada à reflexão e ao crescimento espiritual.
Nosso perfil é um convite aberto para explorar a riqueza da fé católica mediante imagens que falam ao coração, reflexões que desafiam o espírito e orações que unem a comunidade, ademais, é uma oportunidade única de conectar-se com uma rede de fiéis engajados em viver e compartilhar o evangelho de maneira autêntica e transformadora.
Aplicativos Android
Ao instalar nossos aplicativos, certamente você terá ao alcance das mãos recursos valiosos que promovem a reflexão, o aprendizado e a oração diária, facilitando o acesso a uma vasta gama de conteúdos inspiradores que falam diretamente ao coração e à alma. Além disso, nossos aplicativos são projetados para serem espaços de acolhimento e partilha, onde cada usuário é convidado a explorar a profundidade da fé católica em seu próprio ritmo e de maneira interativa.