Homilia | O Templo de Deus

Homilia | O Templo de Deus

Homilia | O Templo de Deus

 

E logo virá ao seu templo o Dominador, quem vós buscais (MI 3, 1).

Estas palavras podem entender-se da vinda ao seio da Virgem. Pois ela é templo admirável de Deus sobre todos os santos.

I. Porque é admiravelmente grande pela longitude e latitude da caridade. Pois assim como teve mais fé, esperança e caridade que qualquer criatura, assim também teve mais grandeza. A casa que edificava o rei Salomão ao Senhor tinha sessenta côvados de largura (1Rs 6, 2).

II. Porque é amplamente formoso. Não havia parte alguma no templo que não estivesse coberta de ouro (1Rs 6, 22); pois nada havia na Virgem que não estivesse cheio de santidade: És formosa, amiga minha (Ct 6, 3).

III. Porque está pintado com figuras variadas, isto é, decorado com as virtudes de todos os anjos e santos. E nelas fez (nas paredes do templo) querubins […] e diversas figuras (1Rs 6, 29).

IV. Porque está adornado com grandes e maravilhosas colunas. A sabedoria edificou para si uma casa, talhou sete colunas (Pr 9, 1). Pelas sete colunas pode entender-se as sete virtudes que se advertem na Santíssima Virgem no Evangelho da festa da Purificação.

V. Consagrado pela intervenção da Santíssima Trindade. Santificou seu tabernáculo o Altíssimo (Sl 45, 5). O Espírito Santo virá sobre ti (Lc 1, 35).

VI. Porque por causa de sua grande dignidade goza do privilégio de que se salvem todos os réus e malfeitores que se refugiem nele, e de que sejam escutadas todas as orações que se derramem ele.

VII. Porque foi edificado para que nele se fizesse homem o Filho de Deus.

Acudamos, pois, com confiança ao templo da graça, para que encontremos misericórdia no tempo oportuno.

– Serm. XXIII

Liturgia Diária e Homilia do Evangelho da missa de hoje
Liturgia Diária e Homilia do Evangelho da missa de hoje
HOMILIA EM VIDEO
Aplicativo Homilias
Aplicativo Homilias

Tags: