Homilia sobre o Sentido da Perseverança: “É pela perseverança que conseguiremos salvar a nossa vida”. Lc 21, 5-19
Homilia | “É pela perseverança que conseguiremos salvar a nossa vida” | Lc 21, 5-19
As Crises levam à Perseverança
Nossa história está cheia de crises, e trazem muitos sofrimentos e perdas. Jesus profeticamente alerta os discípulos, de como enfrentar e não se deixar enganar por falsos alarmes feitos em seu nome.
Não devemos nos apavorar, mas manter a calma e a confiança; dar testemunho de nossa fé; ser perseverante no caminho do bem e da verdade. As crises, quando enfrentadas com fé, coragem e se bem vividas, são purificadoras e marcam um novo recomeço.
O sentido das Previsões para a Perseverança
As previsões não tem a função de assustar, mas de mostrar que Deus tem a última palavra sobre a história. Tudo vai passar, só Deus não passa, Ele é o Senhor da história.
Logo após o retorno do Exílio na Babilônia, esperavam um tempo de paz e harmonia. Mas não foi assim. As injustiças continuaram sendo praticadas, não apenas pelos opressores, mas pelos próprios irmãos em seu país.
A prosperidade dos maus e o sofrimento dos justos
Parecia que as profecias não tinham se cumprido. Os maus prosperavam e os justos sofriam. Alguns duvidaram de Deus. Mas o profeta alerta e quer levantar a comunidade: a última palavra é de Deus: o bem vencerá. Alguns acharam que não valeria mais a pena trabalhar, em vista do fim. Paulo condena essa fantasia: todos devem trabalhar e comer o pão, fruto do seu trabalho.
Sempre houve quem teve interesse em marcar a data do fim do mundo. Mas isso é perda de tempo, é reservado para os fanáticos e fundamentalistas. Lucas, lembra que vamos enfrentar muitas crises: guerras, terremotos, pestes… Tudo para mostra, que tudo passará, até os maiores sistemas políticos e religiosos.
O Sentido da Perseverança
O evangelho de hoje quer trazer ânimo ao nosso coração, apesar das dificuldades : “É preciso que essas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim”. Tudo passa, só Deus permanece. Tudo cai e a história continua e os discípulos devem resistir, porque Deus é seu projeto permanece. E nós vamos construindo esse projeto na força do amor e da justiça.
Rezemos
Senhor, quero ser perseverante e no amor e na justiça experimentando a sua força.
O Senhor nos abençoe e guarde.
- JLF
Isso vai te interessar
- Ucrânia: história de uma Igreja mártir (3/3)
- Oração do século XV para São Miguel Arcanjo
- Catecismo – 2697-2758 | CAPÍTULO TERCEIRO