HOMILIA – “O Senhor é meu pastor e nada me faltará”

HOMILIA – “O Senhor é meu pastor e nada me faltará”. – Mt 20, 1-16

 

 

Jesus deixa claro que a lógica do Reino não segue a lógica da administração terrena. Se pauta na gratuidade e na disponibilidade. Ele contrata os que estão disponíveis e faz um gesto de gratuidade retribuindo igualmente a todos.

 

Os judeus pensam que o Reino pertence somente a eles, não compreendem o zelo de Jesus pelos publicanos e pecadores. Eles não conseguem compreender a misericórdia divina.

 

Por isso, arriscam a ser os últimos, enquanto os primeiros serão os que se abrem ao amor gratuito de Deus. Para Jesus as portas do Reino estão sempre abertas para todos, já que todos são objetos de seu amor e da salvação.

 

No Reino não tem privilegiados. Não importa a raça, a nação, a idade, as posses, o tempo de pertença. O que conta é a disponibilidade e a intensidade do compromisso com Cristo e com o seu projeto de amor e justiça, o Reino.

 

A parábola nos ajuda compreender que existe uma multidão de pessoas desocupadas nas praças. Eles esperam ser chamados para trabalhar na vinha do Senhor. Vamos convidá-los e acolher com alegria os que vão chegando. Todos somos convocados a evangelizar.

 

Deus sempre nos recompensará mais do que merecemos. Em sua misericórdia, Ele abraça os que se empenham em cumprir sua vontade e continua convidando os que ainda não se empenharam. Trabalhar no Reino é uma grande alegria.

 

Rezemos: Senhor, dá-nos um coração capaz de acolher e se alegrar com a presença de novos irmãos. Aceitar com alegria os que se dispõe a evangelizar em todos os tempos.

 

Deus abençoe você e sua família.

 

 

[MEC id=”398126″]

 

 

HOMILIA
HOMILIA DA LITURGIA DA MISSA DE HOJE